[the_ad_group id="3495"]

É falso que bebida alcoólica reduz efeito da vacina contra Covid

Neurocirurgião desmentiu fake news que circula em redes sociais e alertou sobre ingestão de álcool em excesso

Na edição desta terça-feira (20) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes desmentiu uma informação falsa que circula nas redes sociais relacionada à ingestão de bebidas alcoólicas com a vacina contra a Covid-19. Na fake news, é dito que o consumo de álcool após a vacinação pode diminuir os efeitos do imunizante.

“Não tem sentido essa informação. Primeiro, teria que ter um trabalho científico para avaliar isso. Segundo, teria que saber o quanto é de bebida alcoólica. É uma taça de vinho ou são engradados de cerveja? De qualquer forma, a vacina não funciona da mesma maneira que um antibiótico, por exemplo”, afirmou o médico.

“Existem medicamentos que, de fato, se você ingere bebida alcoólica [enquanto faz uso deles] estimula o funcionamento do fígado e, com isso, o antibiótico é metabolizado mais rápido, diminuindo a concentração dele dentro da corrente sanguínea.”

“Com a vacina não funciona assim. Você inocula dentro do organismo um antígeno que vai ‘simular’ o coronavírus e, ao longo do tempo, o sistema imunológico estará trabalhando, criando anticorpos contra aquele vírus. Por isso a vacina não funciona já no dia seguinte. Então, a bebida alcoólica não tem esse poder [de reduzir o efeito da vacina da Covid-19]. Mas vale o lembrete de beber com moderação”, concluiu Gomes.

Do CNN Brasil

Sair da versão mobile