Usar laptop na tomada? Melhor não! Veja o que dizem os especialistas
Fabricantes de laptops recomendam limitar a carga da bateria em 80% para aumentar a vida útil dela. Entenda o motivo.
O trabalho em home office fez com que a maioria das pessoas precisasse utilizar seus laptops praticamente o dia todo. Todos eles são equipados com uma bateria de lítio para garantir o funcionamento da máquina por certo período, sem a necessidade de estar conectado na tomada.
De acordo com uma matéria feita pela BBC News Mundo usar laptop na tomada o tempo todo reduz a vida útil da bateria. Especialistas e funcionários das empresas de tecnologia foram consultados e confirmaram essa informação.
Alto nível de carga constante estressa
Segundo os especialistas, as baterias de laptops têm uma vida útil de três a cinco anos, podendo completar entre 500 a 1.000 ciclos de carga. Quando ela atinge 100% de sua carga, a bateria atinge uma voltagem mais alta. Apesar disso, sensores presentes nela não deixam que ela sobrecarregue e superaqueça.
Contudo, essa tecnologia não impede que o alto nível de carga constante crie um “estresse” adicional, fazendo com que sua vida útil diminua. Sendo assim, os fabricantes recomendam evitar o carregamento total da bateria, deixando em torno de 80%.
Configure e economize energia
Existem algumas configurações que permitem definir esse nível de carga, para que você não precise se preocupar com isso. Veja nas configurações do seu aparelho, se existe a opção de maximizar a saúde da bateria, ou algo do tipo.
Em contrapartida, alguns fabricantes afirmam que não é necessário se preocupar com isso, pois a diferença não é tão grande, pois todos os laptops possuem circuitos que protegem as baterias de sobrecargas.
De qualquer forma, recomenda-se utilizar a tomada com moderação até mesmo para economizar energia.
Deixe para carregar completamente o laptop quando souber que vai usá-lo em algum lugar que não tenha tomada ou que vá ficar algum tempo sem energia elétrica.
Quando estiver trabalhando em casa, carregue apenas o suficiente para trabalhar, mesmo que seja 100% (o ideal é 80%). Depois, tire da tomada e deixe que a bateria faça o seu papel. Dessa maneira, sua bateria terá a vida útil preservada e, consequentemente, o planeta agradece!
Do Green Me