Smartphone no bolso causa impotência? Veja mitos e verdades sobre celulares
Olha aí ao seu redor…onde está seu celular? Na sua mão, na mesa, no bolso da calça ou na bolsa, não é mesmo? Os smartphones viraram nossos fiéis escudeiros diariamente, mas ainda despertam muita dúvida quando falamos sobre algumas questões que raramente são respondidas com firmeza.
Afinal, celular no bolso causa impotência? A minha bateria pode ficar “viciada”?
Veja:
CARREGADORES PORTÁTEIS ESTRAGAM O CELULAR? MITO!
© Fornecido por Tech Break
Carregadores portáteis estão em alta e carregam o celular mais devagar por ter uma potência mais baixa, mas não farão mal algum.
CARREGADORES UNIVERSAIS PODEM ESTRAGAR A BATERIA? TALVEZ
© Fornecido por Tech Break
Lembrando que boa parte desses carregadores são piratas, isso pode sim influenciar em uma tensão diferente para cada tipo de celular. Nesse caso, a melhor coisa é evitar e preferir sempre os carregadores originais.
MORAR PERTO DE TORRES DE CELULAR É PERIGOSO? MITO
© Fornecido por Tech Break
Muita gente fala da “radiação” próximo das torres, mas não é verdade. O que as antenas emitem é radioatividade, que causam efeitos nocivos para nosso corpo, ao contrário da radiação.
MODO AVIÃO FAZ CARREGAR A BATERIA MAIS RÁPIDO? SIM
© Fornecido por Tech Break
O modo avião desabilita várias funções de comunicação do celular que gastam bateria. Sem elas, é natural que haja um gasto menor durante o processo, ou seja, também carrega mais rápido.
A BATERIA COMEÇA A RETER MENOS CARGA? SIM
© Fornecido por Tech Break
É verdade. As baterias têm vida útil e com o o tempo começa a perder sua capacidade saída de fábrica. Essa duração é, em média, de 2 anos.
BATERIAS ANTIGAS ERAM MELHORES QUE AS ATUAIS? MITO
© Fornecido por Tech Break
Isso é impressão nossa. Antigamente, os celulares tinham muito menos funções que os atuais, por isso o gasto era menor.
CELULAR PODE CAUSAR CÂNCER? INDETERMINADO
© Fornecido por Tech Break
De um lado, os fabricantes dizem que a potência do celular é muito baixa para gerar algum problema de saúde nos humanos. Do outro, vários estudos sugerem que pode haver relação. Não existe ainda um consenso sobre o assunto.
CELULAR PODE SER USADO COMO REPELENTE DE MOSQUITO? SIM
© Fornecido por Tech Break
Existem vários apps que usam o celular para emitir uma frequência que supostamente espantam determinados insetos. Vale testar.
CELULARES CARREGAM MAIS RÁPIDO EM TOMADAS 220V? É MITO!
© Fornecido por Tech Break
O adaptador das tomadas sempre converte a tensão para o que é apropriado para o celular. Não importa se é 110V ou 220V, ele carregará igual.
COLOCAR O CELULAR NA GELADEIRA AUMENTA A BATERIA? MITO
© Fornecido por Tech Break
Lembra quando você colocava suas pilhas gastas na geladeira? Pois é, não adianta nada. E o mesmo vale pra quem faz isso com os celulares. O celular, como todo eletrônico, esquenta quando é usado e sua melhor performance é quando está mais frio. Em tese, estando dentro da geladeira você consumiria MENOS bateria, mas isso não quer dizer que vai aumentar sua potência.
DEIXAR O CELULAR CARREGADO NA TOMADA O ESTRAGA? MITO
© Fornecido por Tech Break
Relaxe. Assim que a carga está completa, o circuito elétrico é cortado e o carregamento é interrompido.
MINHA BATERIA PODE FICAR “VICIADA”? MITO
© Fornecido por Tech Break
Isso era verdade nos anos 90, mas as baterias modernas não possuem mais esse vício de carga.
USAR CELULAR NO POSTO DE GASOLINA PODE CAUSAR EXPLOSÕES? MITO
© Fornecido por Tech Break
Nada a ver. O perigo nos postos de gasolina é a eletricidade estática, daquelas que nos dão choque quando acumulamos eletricidade e tomamos choque quando encostamos em metal.
USAR CELULAR CAUSA IMPOTÊNCIA? TALVEZ
© Fornecido por Tech Break
Há um estudo publicado no Central European Journal Urology que mostrou efeito de usar o celular ligado no bolso com o aumento da impotência. Embora o estudo tenha sido feito com apenas 30 homens, a relação existiu e novas pesquisas serão feitas.