Com o objetivo de ofertar qualificação profissional na área de ciências agrárias, a ação Novos Caminhos abre mais vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de Educação a Distância (EaD). Ao todo estão abertas 3.300 vagas para 7 cursos distintos, ofertados pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As inscrições finalizam em 21 de março de 2021, e fazem parte das ações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC para ampliação das oportunidades de qualificação profissional à população brasileira.
Os interessados em participar do processo de seleção devem escolher um único curso e acessar a página de inscrição para o preenchimento do formulário disponível. Além disso, devem cumprir alguns pré-requisitos, dentre eles: ter pelo menos 16 anos, não possuir matrículas ativas em outro curso financiado pelo Novos Caminhos e ter a escolaridade mínima requisitada para cada curso. As cargas horárias das qualificações profissionais variam entre 160 a 240 horas. Ao todo são 600 vagas para os cursos de Aquicultor Produção Comercial de Peixes – Piscicultura, 600 vagas para Aquicultor Produção Comercial de Peixes Ornamentais, 400 vagas para Operador de Beneficiamento de Pescado, 500 vagas para Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, 400 vagas para Horticultor Orgânico, 400 vagas para Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Águas e 400 vagas para Produtor de Derivados do Leite.
No dia 22 de março será publicado o resultado na página da UFRN, e logo após, os selecionados deverão confirmar sua matrícula e o interesse pelo curso, até o dia 29 de março. A previsão para início das aulas é dia 5 de abril de 2021.
Os detalhes do processo de seleção podem ser consultados diretamente no edital.
Ação Novos Caminhos
Essa oferta faz parte dos Novos Caminhos, uma ação do Ministério da Educação, e recebeu um investimento de mais de R$ 1,1 milhão. A iniciativa ainda objetiva superar os desafios e identificar as oportunidades a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).