Paciente envia áudio para família pedindo por transferência antes de morrer; ÁUDIO
‘Tem que tentar uma transferência, amor. Senão, vou morrer aqui’, diz paciente à esposa antes de morrer à espera de leito hospitalar no Paraná
Um paciente enviou um áudio para a própria família pedindo a transferência para um leito hospitalar antes de morrer vítima da Covid-19, em Cianorte, na região noroeste do Paraná. Luiz Molina tinha 57 anos e aguardava por uma vaga no hospital.
O homem ficou quatro dias internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Uma vaga chegou a surgir para ele em Sarandi, na região norte.
Apesar disso, a secretária de Saúde, Rebeca Galacci, afirmou que o quadro de Molina piorou e o paciente morreu no momento em que a ambulância o aguardava na porta para transferi-lo, na segunda-feira (1º).
“Era um paciente grave, nós não tínhamos ambulância do município, nós pagamos uma ambulância particular, mas infelizmente ele teve uma complicação”, explicou Rebecca.
A esposa do homem, Sonia Costa, contou que o marido adoeceu na última semana de fevereiro. Ele procurou por atendimento três vezes, chegou a receber oxigênio e foi liberado.
Na madrugada do dia 26 de fevereiro, Sonia conta que Molina estava com dificuldade para respirar e foi internado na UPA com 60% do pulmão comprometido.
“Foram seis dias de sofrimento. Ele precisava de uma UTI, precisava de oxigênio. Ele mesmo falava: ‘olha, passei um sufoco aqui hoje”, contou Sonia.
A família chegou a ir para uma rede social para pedir ajuda para encontrar um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível, mas sem sucesso.
“O meu marido nunca teve problema nenhum de saúde. Ele fazia caminhada, cuidava da alimentação. Isso é muito sério, essa doença todos nós precisamos cuidar”, disse.
Cianorte tem 4.411 casos confirmados e 55 mortes provocadas pela Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Em todo o Paraná são 661.791 diagnósticos com 11.993 óbitos.
Ocupação de leitos no Paraná
Na quinta-feira (4), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os leitos de UTI para adultos com suspeita ou casos confirmados do novo coronavírus pela rede pública de saúde chegou a 96%.
Confira a seguir as taxas de ocupação das vagas exclusivas para Covid-19 pelo SUS, segundo o último levantamento:
- 96% dos 1.425 leitos de UTI adulta
- 72% dos 2.219 leitos de enfermaria adulta
- 50% dos 22 leitos de UTI pediátrica
- 47% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica
Ao todo, a Central de Regulação de Leitos do Estado registrava 558 pacientes à espera de leitos, na quinta-feira. Além disso, na Região Metropolitana de Curitiba, 253 pessoas aguardavam por vagas, conforme a Sesa.
Do G1/PR