Notícias

Mesmo quem já foi vacinado deve manter os cuidados contra Covid-19, alerta médica

Na medida em que avança a cobertura de vacinação contra a Covid-19, também se renovam as esperanças sobre a chegada do dia em que tudo voltaria a ser como antes do coronavírus (Sars-CoV-2) surgir em Wuhan, na China, e se espalhar por todo o mundo. A crença de muitos é que, com a vacinação, medidas de proteção como uso de máscara, do álcool em gel e o distanciamento social deixariam de ser necessárias e, consequentemente, não precisariam mais ser respeitadas. Mas, infelizmente, é justamente o contrário e assim o será por mais um bom tempo, considerando-se o ritmo da vacinação no Brasil e a disponibilidade de imunizantes pelo mundo.

Infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, a médica Marion Burger destaca que, enquanto houver o estado de pandemia — o que já acontece desde 11 de março de 2020 —, é necessário que todas as pessoas continuem seguindo as medidas sanitárias recomendadas. Isso inclui os indivíduos que já tiveram Covid-19 e também aqueles que já foram vacinados parcialmente (com a aplicação da primeira dose) ou até completamente (quando a pessoa já tomou as duas doses da vacina contra a doença, dependendo do imunizante).

Os motivos principais para isso seriam três. O primeiro é que nenhuma vacina confere 100% de proteção contra novas infecções. “Nem a vacina contra a Covid nem contra qualquer outra doença”, ressalta a especialista.

Além disso, ainda não se sabe se as pessoas que foram vacinadas ou que contraíram a doença em outro momento não pode, voltando a entrar em contato com o vírus, voltar a transmiti-lo. “Eles podem vir a ser transmissores ainda, mesmo não adoecendo”.

Já a terceira e mais “atual” justificativa é que, com o surgimento de novas variantes, aumenta-se a incerteza acerca da proteção conferida pelas vacinas, conforme os resultados em estudos clínicos.

“Não sabemos se o grau de proteção vai chegar a 70%, como os estudos clínicos mostraram antes da circulação de novas variantes. Então não dá para relaxar mesmo [as medidas de prevenção], precisa continuar usando máscara, manter o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas e ventilar bem os ambientes, pela saúde pessoal e coletiva”, reforça ainda a Marion.

Por fim, com a proximidade do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (que começa no dia 12 de abril, conforme o Ministério da Saúde), outra recomendação importante é que quem for tomar os dois imunizantes dê um intervalo entre um e outro.

“O grande desafio daqui para frente é, mesmo quando conseguirmos vacinar todo mundo, as pessoas estiverem protegidas, lembrar que o novo coronavírus veio para ficar, não vai sumir por mágica. Vai se tornar uma doença endêmica como a gripe e vamos precisar aprender e incorporar essas atitudes [de prevenção] para não ter futuramente novas epidemias desse vírus, que vai passar a circular entre as pessoas normalmente”.
de Marion Burger, infectologista da Prefeitura de Curitiba

Da Redação com Bem Paraná

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios