Notícias

Dengue: Paraná confirma cinco mortes e 1.023 casos em uma semana

O Paraná registrou na última semana mais cinco mortes e 1.023 casos novos de dengue. O informe epidemiológico semanal foi divulgado hoje (30) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) do Paraná.

As mortes aconteceram entre janeiro e março, e se concentram nas regiões norte e noroeste do Estado. Conforme a pasta, os óbitos foram registrados em Londrina (2), Maringá, Paranavaí e Paraíso do Norte.

Desde o início do atual ciclo epidemiológico, que começou em agosto de 2020, o Paraná acumula 5.540 diagnósticos positivos e 14 mortes causadas pela dengue, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“Temos casos confirmados em 231 municípios paranaenses e pedimos que a população nos apoie neste enfrentamento, pois os focos e criadouros do mosquito estão concentrados nos domicílios”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná é para que os cidadãos façam uma limpeza semanal dos jardins e quintais, e da casa como um tanto, eliminando qualquer ponto de acúmulo de água parada.

Qualquer recipiente que acumule água pode ser um potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti: pneus, garrafas, potes de plástico, vasos de plantas, vasos sanitários sem uso, materiais recicláveis, baldes, etc.

De acordo com o informe epidemiológico semanal, há registros de dengue grave em 11 municípios. Além disso, há mais de 45 mil notificações de dengue distribuídas em 350 dos 399 municípios do Paraná.

+ Confira o boletim completo da dengue no Paraná (30/03/2021)

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios