Notícias

Datafolha: rejeição de Bolsonaro na condução da pandemia vai a 54%

A pesquisa mostra que cresceu a reprovação ao governo do presidente e 44% classificaram a gestão como ruim ou péssima

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (17/3) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia da Covid-19 disparou ao maior nível desde que a crise sanitária começou, há um ano.

Segundo o Datafolha, 54% dos brasileiros veem a atuação do chefe do Executivo como ruim ou péssima. Na pesquisa passada, realizada em 20 e 21 de janeiro, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro na pandemia.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 16 de março, na semana em que foi apresentado o quarto ministro da Saúde do governo Bolsonaro. O médico Marcelo Queiroga vai substituir o general Eduardo Pazuello.

O índice daqueles que acham a gestão da crise ótima ou boa passou de 26% para 22%, enquanto quem a vê como regular foi de 25% para 24%. Não opinaram 1%.

Consideram o presidente o principal culpado pela fase crítica da pandemia, que já vitimou mais de 280 mil no país e vê um colapso nacional do sistema de saúde devido ao pico de infecções, 43% dos entrevistados.

Já os governadores de estado, que têm adotado medidas mais rígidas de isolamento social e têm sido criticados pelo governo central, são vistos como culpados por 17%. Prefeitos ficam com 9% das menções.

A pesquisa ouviu 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 de março por telefone em razão das limitações motivadas pela pandemia de Covid-19. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Avaliação do governo

A pesquisa também mostrou que cresceu a reprovação ao governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 44% dos entrevistados classificaram o governo como ruim ou péssimo — eram 40% na pesquisa anterior, realizada entre 20 e 21 de janeiro.

Os que consideravam o governo ótimo ou bom eram 31% e agora são 30% e os que julgavam regular eram 26% e agora são 24%, segundo o instituto.

Bolsonaro se aproxima agora da má avaliação até aqui recordista para um presidente eleito em primeiro mandato desde 1989. No mesmo ponto do mandato, em 1992, Fernando Collor (PRN) era rejeitado por 68% e tinha 21% de avaliação regular. O índice de apoio, porém, era menor que o registrado por Bolsonaro: 9%.

Todos os outros chefes do Executivo neste estágio do mandato, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), se saíram melhor que o atual mandatário.

Do Metrópoles

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios