Notícias

Concurso da Polícia Civil do Paraná tem novas datas após cancelamento em fevereiro

Após ser cancelado em fevereiro no dia da aplicação da prova, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) definiu novas datas para o concurso da Polícia Civil do Paraná.

No dia 3 de outubro será aplicada prova objetiva para todos os cargos e de conhecimentos específicos para os candidatos a investigador e papilocopista. Já para os candidatos ao cargo de delegado, a prova específica será 12 de dezembro. O concurso vai contratar 400 servidores: 50 delegados, 300 investigadores e 50 papilocopistas.

Outra novidade é que o concurso será descentralizado para outras cidades do estado, não mais apenas em Curitiba. A definição dos locais ainda não foi divulgada pelo NC-UFPR.

As datas do concurso foram transferidas para o fim de ano, explica a universidade, diante da perspectiva de que o quadro da pandemia de coronavírus melhore conforme evolua a vacinação da população. “Após ações corretivas tomadas pela UFPR em seu Núcleo de Concursos, haverá a continuidade das providências para prosseguimento do certame”, informa nota da universidade.

O cancelamento do concurso no dia 21 de fevereiro causou diversos transtornos aos candidatos, principalmente os que vieram de outras cidades – 55% deles eram de outros estados e tiveram de se expor ao risco de contaminação da Covid-19 em viagens longas. Tanto que a Secretaria Municipal de Saúde havia alertado para o risco de circulação dos candidatos por Curitiba justamente quando a nova variante do coronavírus, mais transmissível, ganhava força. A suspensão da prova causou aglomerações na rodoviária, com candidatos tentando voltar para casa, e em outros locais da cidade.

Como justificativa, o NC-UFPR alegou falta de estrutura para realizar o concurso em fevereiro. Segundo a organização, muitos fiscais de provas desistiram de atuar no dia do concurso. Além disso, fornecedores não entregaram medidores de temperatura ou entregaram os equipamentos sem pilhas, o que impedia a verificação de sintomas de Covid-19 entre os pacientes, descumprindo orientação do Ministério Público. Alguns locais também não tinham condições de receber os candidatos, com escolas públicas em obras, por exemplo.

O governo do Paraná decidiu processar a UFPR pelo cancelamento do concurso da Polícia Civil. Além disso, o cancelamento abriu procedente para candidatos também processarem o Núcleo de Concursos. Após o cancelamento da prova da polícia, a UFPR anunciou na mesma semana mudança na data do vestibular da própria universidade.

Da Gazeta do Povo

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios