811 pacientes aguardam vagas em leitos exclusivos para covid-19 no Paraná
De acordo com a Sesa, 336 pessoas precisam de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 475 de leitos de enfermaria
Oitocentos e onze pacientes aguardam vagas em leitos exclusivos para covid-19 no Paraná. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, publicados no fim da tarde desta quinta-feira (4), entre eles, estão pessoas que já tiveram o diagnóstico confirmado para a doença e casos suspeitos que aguardam o resultado de exames.
Das 811 vagas de leitos necessárias, 336 são de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 475 de enfermaria. Na macrorregião Leste são 65 UTIs e 130 leitos clínicos; na macrorregião Oeste são 109 UTIs e 92 leitos de enfermaria; na macrorregião Noroeste são 20 UTIs e 81 leitos clínicos; na macrorregião Norte são 47 UTIs e 14 leitos de enfermarias e em Curitiba e região metropolitana são 95 pacientes que precisam de UTIs e 158 de leitos clínicos.
Na macrorregião Oeste, onde aparece o maior número de pacientes na fila à espera de leitos, está o município de Cascavel que há dias chegou a 100% de ocupação em seus leitos exclusivos para covid-19.
Nesta quinta, o ministro da saúde Eduardo Pazuello viajou até a cidade para entender o colapso no sistema de saúde do município. A visita foi uma resposta ao apelo desesperado do prefeito Leonardo Paranhos que, na última terça-feira (2), pediu a liberação de mais vacinas, respiradores e oxímetros urgentemente.
Na tentativa de minimizar a crise vivida em Cascavel, o governo estadual anunciou a instalação de 34 UTIs e 20 leitos de enfermaria para os próximos dias. Serão abertos 24 novos leitos de UTIs e 20 leitos clínicos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e 10 UTIs no Hospital Municipal.
Além disso, outros 44 leitos clínicos serão viabilizados em hospitais das cidades de Jesuítas, Formosa do Oeste e Guaraniaçu, nas proximidades de Cascavel.
Pacientes internados
Ainda conforme a Sesa, dois mil cento e oitenta pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 estão internados em todo o Paraná. São 1.894 pacientes em leitos SUS (786 em UTI e 1.108 em leitos clínicos/enfermaria) e 286 em leitos da rede particular (116 em UTI e 170 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 1.912 pacientes internados, 717 em leitos UTI e 1.195 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.
A taxa de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivas para covid-19, destinadas para adultos, está acima de 90% em todas as macrorregiões do estado.
Do RIC Mais