Grupo de indígenas recebe máscaras, álcool em gel e orientações, em C. Mourão
Servidores municipais das secretarias de Ação Social, Fiscalização e Meio Ambiente estiveram na manhã desta quinta-feira (25) no local ocupado por um grupo de indígenas. Além de entregar máscaras e álcool em gel às famílias, a secretária municipal de Ação Social, Márcia Calderan, repassou orientações quanto ao uso e cuidados.
Um tambor de plástico também foi deixado no local pela SEAMA para o depósito de lixo. “Orientamos que eles não podem circular pela cidade sem máscaras e também sobre os riscos de contaminação do Covid a que estão expostos. A maioria deles não está vacinada e por isso também estamos aguardando uma posição da Funai sobre nossa solicitação para que retornem para a reserva deles”, disse a secretária.
O grupo é formado por 30 índios (18 adultos, 10 crianças e dois adolescentes) que se instalou no terreno do município às margens da Perimetral Tancredo Neves, o mesmo já ocupado por eles em outras oportunidades. Além da Funai, o município também comunicou o Ministério Público Federal sobre a situação.
“Estamos trabalhando uma forma de resolver a questão dentro da legalidade”, esclarece a secretária Márcia, ao lembrar que os índios são amparados por uma legislação específica. O grupo é da etnia caingangue, da reserva de Manoel Ribas, onde residem mais de 450 famílias.
Da Assessoria/PMCM