Secretaria Municipal da Saúde definiu o Colégio Estadual Marechal Rondon como o local onde acontecerá a imunização dos mourãoenses
Nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 9 horas tem início a vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) em Campo Mourão.
O Colégio Estadual Marechal Rondon, na área central da cidade, será o local onde serão aplicadas as vacinas. Em live realizada nesta terça-feira na página da prefeitura no Facebook, o secretário da saúde Sergio Henrique dos Santos afirmou que o local foi escolhido por sua proximidade com a Secretaria Municipal da Saúde e pela facilidade de acesso da população e da Polícia Militar, que atuará na segurança do local.
O secretário afirmou que no Colégio só será permitida a entrada de pessoas que estejam na lista do grupo relacionado para a vacinação.
O município recebe nesta terça-feira (19) as primeiras 1.329 doses, que serão aplicadas nos profissionais de saúde (funcionários da UPA, Santa Casa, Hospital Unimed, SAMU e socorristas dos Bombeiros, Instituto do Rim e Unidades de Saúde), e nos trabalhadores e internos do Lar dos Velhinhos, seguindo critério definido pelo Governo do Paraná.
O Secretário municipal da saúde apontou que serão necessárias 40.538 doses de vacina para imunizar (com duas doses) o grupo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde (ver abaixo).
Grupo prioritário, segundo o MS
O plano do Ministério da Saúde (MS) prevê três fases de vacinação:
1º Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);
2º Pessoas de 60 a 74 anos;
3º Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.