Na manhã do domingo, 24, chegaram ao Aeroporto Municipal Coronel Aviador Geraldo Guia de Aquino, em Campo Mourão, mais 860 doses da vacina contra o COVID-19, agora da Astrazeneca-Oxford.
Inicialmente, foram vacinados todos os vacinadores/aplicadores da vacina contra a COVID-19, os trabalhadores de instituição de longa permanência para idosos (em Campo Mourão o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanan), hospitais e serviços de urgência e emergência de referência COVID-19 públicos e privados (SAMU, SIATE, UPA, Clínicas de Diálise e Serviços de Oncologia), trabalhadores dos Centros de Atendimento à COVID-19, trabalhadores da atenção primária à saúde e de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); e trabalhadores de laboratórios públicos e privados que coletam e realizam testes laboratoriais para a COVID-19.
Agora a vacinação, iniciada nesta segunda-feira, 25, abrange demais serviços de urgência e emergência e vigilância em saúde, de serviços públicos hospitalares e ambulatoriais, e equipes de farmácias e clínicas.
“Além das equipes dos CAPS (ambulatórios municipais), também recebem ou estão recebendo vacinas integrantes do Ciscomcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região do Campo Mourão) e Mãe Paranaense”, informa Sérgio Henrique dos Santos, Secretário da Saúde do Município de Campo Mourão.
O secretário mencionou ainda que a aplicação das doses no município obedecerá rigidamente o calendário prioritário do Ministério da Saúde, sem a ação dos “fura filas”. “Teremos um controle rígido neste sentido, garantindo que apenas quem for do grupo prioritário receba esta vacinação, nesta etapa”, informa. Quem foi vacinado com a primeira dose da CoronaVac, na semana passada, será imunizado daqui a 22 dias, com a segunda dose. Os vacinados com a Astrazeneca-Oxford receberão a dose da imunização completa em 12 semanas.
Da Assessoria/PMCM