Notícias

Estado disponibiliza equipamentos e reativa 838 leitos para Covid-19

Desde 20 de novembro foram reativados 242 leitos de UTI e 596 de enfermaria para atendimento aos infectados pela doença. Nesta sexta-feira, equipamentos foram enviados a Cascavel, permitindo novos leitos na região.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou o processo de reativação dos leitos exclusivos para atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 em 20 de novembro, após o crescimento no número de casos em todo o Estado. Desde então, 242 leitos de UTI e 596 de enfermaria foram disponibilizados para atendimento aos infectados pela doença. Nesta sexta-feira (18) a Secretaria da Saúde enviou equipamentos para Cascavel, possibilitando a reabertura de novos leitos exclusivos na região.

“O Governo do Estado tem viabilizado atendimento regionalizado e exclusivo aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19 desde o início da doença. No último mês, reforçamos a disponibilidade de leitos nas quatro macrorregiões, em pelo menos 22 municípios. O aumento de leitos neste período foi de 34% em UTIs e 67% em enfermarias”, informa o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

REGIÃO OESTE – Além dos equipamentos enviados para Assis Chateaubriand na última sexta-feira (11), a Secretaria da Saúde disponibilizou esta semana oito respiradores e oito monitores para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e encaminhou nesta sexta-feira (18) mais 20 monitores e 20 respiradores para o Hospital do Coração, também em Cascavel.

“Assim como Curitiba e Região Metropolitana, o Oeste do Paraná apresentou aumento na procura por leitos exclusivos e foi preciso esta força-tarefa da Secretaria da Saúde, em conjunto com os prestadores de serviços, para ampliar o atendimento em Cascavel, evitando que os pacientes precisem ser direcionados para outras cidades”, afirmou Beto Preto.

LEITOS EXCLUSIVOS – Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que atualmente o Paraná soma 1.135 leitos de UTI adulto, 1.704 enfermarias, 22 UTIs pediátricas e 34 enfermarias também pediátricas.

OCUPAÇÃO – A taxa de ocupação dos leitos exclusivos no Estado nesta sexta-feira (18) é de 88% nas UTIs adulto, 66% enfermaria, 55% UTI pediátrica e 44% enfermaria pediátrica.

AMPLIAÇÕES – A Secretaria da Saúde tem previsão de abertura de 71 leitos de UTI e 78 de enfermaria em sete municípios com novos equipamentos, são eles:
Assis Chateaubriand – 14 UTIs
Cascavel – 20 UTIs e 10 enfermarias
Lapa – 43 enfermarias
Londrina – 10 UTIs
Sarandi – 10 UTIs
Umuarama – 12 UTIs e 10 enfermarias
Paranaguá – 5 UTIs e 15 enfermarias

A efetividade de disponibilização destes leitos para atendimento à população depende da participação dos hospitais na contratação e organização de equipe profissional.

Da AEN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios