Notícias

Contato de alunos com profissionais da indústria é premissa do Colégio Sesi da Indústria para o ano letivo de 2021

Novidades da instituição para o próximo ano foram apresentadas em live comandada por Serginho Groisman

O ano de 2021 será marcado por mudanças no Colégio Sesi da Indústria, que passa a oferecer uma formação ainda mais completa para seus alunos, com a possibilidade de complementação dos estudos com cursos do Senai. As novidades da instituição para o próximo ano foram apresentadas em live comandada por Serginho Groisman, realizada no dia 17 de dezembro. A principal delas é uma maior interação com o setor industrial, proporcionando contato entre estudantes do Ensino Médio e profissionais da indústria paranaense, para que eles possam conhecer o mercado e se preparar para atender suas demandas e necessidades como futuros profissionais. 

“Com essa mudança, queremos que os alunos percebam a indústria como um local para construir carreira. Aquela percepção de que a indústria é um ambiente conservador ficou no passado, pois se tornou um setor extremamente inovador. Por isso, o ensino no Colégio Sesi da Indústria será focado em novas tecnologias e outras habilidades essenciais para a inserção dos profissionais nesse mercado”, comentou Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep. Já José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, destacou o caráter social da educação oferecida pelo Colégio Sesi da Indústria. “Mais do que um projeto técnico, esta é uma oportunidade que vai mudar a vida das pessoas, proporcionando chances de trabalho, com uma formação sólida, dedicada às práticas da indústria.” 

Metodologia inovadora permanece, mas com novas oportunidades

Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep, reforçou a possibilidade de complementação da formação com cursos do Senai, uma das principais novidades da instituição para o ano letivo de 2021. “Desta forma, os alunos terão acesso a tecnologias habilitadoras, que são aquelas que proporcionam a transformação digital no mercado de trabalho, como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Robótica”, ressaltou. 

Ao longo da apresentação, profissionais do Sistema Fiep garantiram que a metodologia inovadora do Colégio Sesi da Indústria permanece. Também explicaram as mudanças que vieram para agregar a essa metodologia, como a oficina Fabricando o Futuro (uma vivência nos desafios da indústria, com visitas de representantes das empresas para bate-papos com alunos); palestras com profissionais da indústria (que abordarão os temas indústria 4.0, mulheres na indústria, IoT e IA e transformação digital); e Oficinas Tecnológicas (nas quais serão desenvolvidas competências para inserção no mercado de trabalho, com simulação de processos industriais. A live ainda contou com depoimentos de alunos, egressos e profissionais do Colégio Sesi da Indústria, que contaram suas experiências e expectativas para esse novo modelo. 

SOBRE O COLÉGIO SESI DA INDÚSTRIA

Em 2020, o Colégio Sesi da Indústria comemora 15 anos transformando a vida de crianças e jovens. Fundamentado em metodologias de ensino inovadoras, a instituição conta com Oficinas de Aprendizagem que possibilitam a imersão do aluno em desafios reais, desenvolvendo habilidades como autonomia, criatividade e trabalho em equipe. O Colégio Sesi da Indústria também oferece programas voltados ao aperfeiçoamento e progresso dos estudantes, como incentivo à preparação para o ENEM, iniciação científica, atividades extracurriculares e formação profissional, formando cidadãos engajados e preparados para o mercado de trabalho. Para mais informações, acesse www.colegiosesi.com.br.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios