Notícias

Prefeitura de C. Mourão realizou mais um mutirão de cirurgia de “catarata”

Mais 88 pacientes que aguardavam cirurgia de catarata ou retorno ao médico foram levados pela Secretaria Municipal de Saúde para realizarem o procedimento em Cianorte e Umuarama. No sábado (28), eles foram divididos em vários horários para não gerar aglomeração nos ônibus, que fizeram o transporte com 50 por cento da capacidade. Uma profissional da enfermagem acompanha cada veículo para dar suporte aos pacientes.

Nos mutirões realizados este ano foram atendidos até agora mais de 300 pacientes. “Desde 2019 estávamos fazendo cirurgia de catarata aqui mesmo em Campo Mourão com uma médica que atendia na Santa Casa. Porém, com a pandemia, a Santa Casa se tornou referência para atender a Covid-19 e esse procedimento foi suspenso”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Ele ressalta que o Hospital de Olhos de Cianorte é referência em cirurgias oftalmológicas no Noroeste do Estado. “Claro que o ideal para nós e para o paciente seria atender em Campo Mourão, mas é melhor levar para fora que ficar esperando ainda mais”, enfatiza o secretário.

As cirurgias eletivas como a de catarata não têm caráter emergencial, entretanto comprometem a qualidade de vida e quem aguarda a vez de operar tem pressa”, observa o secretário.

A catarata é uma doença grave que compromete a visão e que, se não tratada adequadamente, pode até levar à cegueira. A maioria dos casos se desenvolve em pessoas idosas.

Da Assessoria/PMCM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo