NotíciasVídeos

Jovem que foi infectada em festa passa Covid-19 para dezoito familiares em Curitiba; três morreram

Secretária municipal da Saúde da capital não deu detalhes sobre o ocorrido, mas usou de exemplo para pedir que as pessoas evitem aglomerações até mesmo dentro das famílias

Três pessoas de uma mesma família morreram após serem infectadas por uma jovem que teria contraído o coronavírus durante festa ocorrida em Curitiba. A informação foi compartilhada pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, durante apelo feito nesta sexta-feira (27) pela redução da transmissão intrafamiliar na cidade.

Huçulak não deu detalhes sobre o ocorrido, mas usou de exemplo para pedir que as pessoas evitem aglomerações até mesmo dentro das famílias. “A gente acompanha casos muito tristes, como o de uma jovem, que foi em uma dessas festas e depois, no domingo, foi ao churrasco da família. Dessa moça, 18 contraíram o coronavírus e tivemos três óbitos”, disse.

As festas citadas por Huçulak são aquelas com grande número de jovens, incluindo raves marcadas por WhatsApp, com 300 a 700 pessoas. Ela cita ainda grandes aglomerações a céu aberto, como as recorrentes no Largo da Ordem, Shopping Hauer e Rua Itupava.

Apelo

Segundo a secretária municipal da Saúde, grande parte das infecções é intrafamiliar e por isso a preocupação das autoridades é tão forte. “Nós acompanhamos os casos e seus contatos. O intrafamiliar é aquele indivíduo que, por alguma razão ou por desconhecer que tem o vírus, leva o vírus para dentro da sua casa. São jovens que vão até um churrasco, fumam um narguilé e posteriormente temos sete pessoas contaminadas”, explicou.

A Prefeitura de Curitiba confirma que a transmissão intrafamiliar é um dos principais fatores do aumento recente de casos, principalmente pela presença de pessoas assintomáticas ou com poucos sintomas.

Vídeo

Na tentativa de conscientizar sobre a transmissão, a Prefeitura de Curitiba elaborou um vídeo que mostra maiores chances de o contágio acontecer. Confira na íntegra:

Da Banda B

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios