Notícias

Já teve covid-19? Hemonúcleo procura doadores que se recuperaram da doença

Os recuperados da covid-19 podem ajudar na cura de pacientes no início da doença. Isso porque o Centro de Hematologia e Homoterapia do Paraná (Hemepar) está coletando sangue de doadores recuperados do coronavírus, para a doação de plasma hiperimune.

Para doar, é preciso seguir alguns critérios como ter entre 18 e 59 anos; levar impresso o resultado positivo para covid-19, que deve ter sido feito de 45 a 180 dias atrás; não ter sido submetido à ventilação mecânica/respirador; nunca ter recebido transfusão de sangue; ausência de gestação/abortos; e enquadrar-se nos critérios básicos de doação de sangue total.

O Hemepar vai realizar exames em pacientes que estão curados da covid-19 para confirmar a presença de anticorpos. Depois, o agendamento da coleta será feito para a coleta do plasma hiperimune – parte do sangue que contém os anticorpos.

Os doadores precisam ter sido diagnosticados com a doença por meio dos exames de sangue ou RT-PCR e aguardar um período de 45 dias depois da recuperação antes da doação do plasma. O prazo máximo é de 180 dias depois do fim da infecção.

Doação de plasma diminui agravamento da doença

De acordo com a diretora-geral do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, o sistema imunológico da pessoa que foi contaminada pelo vírus produz proteínas na corrente sanguínea para combater a doença. Essa proteína, chamada de anticorpos podem ser coletados e utilizados em outras pessoas para o tratamento da doença.

O tratamento com o plasma hiperimune tem auxiliado na diminuição dos agravamentos e das internações. “Não é a cura, mas uma técnica médica que tem se mostrado muito eficiente”, afirma a diretora-geral.

A proposta do Hemepar é consolidar um banco de plasma suficiente para atender a população, ampliando a difusão da técnica. No entanto, o estoque de plasma tem sido muito pouco.

A doação é feita de duas maneiras. Uma delas é pelo método tradicional de doação de 600 ml de sangue, que garante aproximadamente 200 ml de plasma. Outra coleta é feita em dois dias seguidos. Neste caso, são extraídos cerca de 600 ml de plasma.

A seleção de doadores de plasma é feita presencialmente e os interessados devem agendar no Hemonúcleo de Campo Mourão pelo WhatsApp 44 99878 3811.

Informações mais detalhadas estão no site da Secretaria Estadual de Saúde.

Da Redação com Tribuna do Paraná

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo