Notícias

Idosos terão ‘condomínio-clube’ exclusivos no Paraná; um em Campo Mourão

O condomínio é destinado a pessoas com 60 ou mais e que ganham de 1 a 6 salários mínimos

Estudos apontam que daqui a 10 anos o Paraná terá mais idosos que crianças. Isso leva a outra questão: como atender esses idosos, principalmente os de menor renda? Uma resposta a essa pergunta é a criação do Condomínio dos Idosos, parte do programa Viver Mais Paraná, organizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). É praticamente um condomínio-clube, um espaço fechado com moradias individuais e ampla área de lazer, só que apenas para idosos.

Num primeiro momento, 21 cidades terão o Condomínio. O primeiro foi inaugurado em Jaguariaíva (norte do Paraná), no dia 1º de outubro, e o segundo, em Foz do Iguaçu, tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2021. Na região metropolitana de Curitiba, estão previstas unidades em Fazenda Rio Grande e em Piraquara.

O condomínio é destinado a pessoas com 60 ou mais e que ganham de 1 a 6 salários mínimos. A comprovação de renda é importante porque os idosos têm que pagar uma taxa de condomínio, equivalente a 15% de um salário mínimo. O pagamento não pode comprometer o orçamento dos idosos com remédios ou alimentação.

Para se candidatar a uma das moradias no condomínio, o idoso pode fazer inscrições pelo site da Cohapar (cohapar.pr.gov.br/cadastro). O candidato não pode ter casa própria. É dada preferência para aqueles de mais baixa renda, pessoas com deficiência, pessoas em situação precária ou que vivem em área de risco. A partir das inscrições, há uma análise para ver se os candidatos se encaixam nos critérios. E é criada uma fila de espera.

Podem se candidatar idosos sozinhos ou casais, desde que os dois tenham mais de 60 anos. Uma vez aprovado, o idoso pode ocupar o imóvel por tempo indeterminado, mas não chega a ser uma propriedade. A partir da desocupação, seja por vontade própria, falecimento ou outros motivos, as pessoas na fila são chamadas. A ideia é que esse imóvel esteja sempre ocupado.

Condomínio pronto em Jaguariaíva: construído em área urbana (Foto: Divulgação)

Estrutura

As unidades do Condomínio de Idosos são adaptadas para questões de mobilidade. As portas, por exemplo, são maiores, para um cadeirante poder passar. Ainda há barras de apoio no banheiro, corrimão e rampa de acesso, como parte de uma arquitetura adaptada para evitar riscos.

As casas têm um formato padrão, com um quarto, sala, banheiro, cozinha e uma área de serviço, dispostos em 42m2. Cada condomínio tem 40 casas. A área comum, por sua vez, tem biblioteca, área de informática, quiosque para jogos, piscina para hidroginástica, praça de convivência, academia ao ar livre, horta comunitária e um salão comunitário, onde é possível fazer jogo de bingo, dança de salão e até festas. Há um ambulatório em cada um, onde técnicos das prefeituras das cidades realizam acompanhamento no período.

Uma das preocupações da Cohapar é instalar os Condomínios de Idosos em áreas urbanas e interligar com infraestrutura elétrica, esgoto e asfalto, pensando na acessibilidade para chegar e na mobilidade. O primeiro condomínio entregue, em Jaguariaíva, fica em uma região urbana, perto do Instituto Federal do Paraná.

Trata-se de um programa que visa promover a qualidade de vida para os idosos paranaenses, em especial aqueles de menor renda”, disse o presidente da Cohapar, Jorge Lange. “A partir do pagamento de um aluguel de apenas R$ 156,75, eles podem usufruir de um local com completa infraestrutura de saúde, lazer e espaços de convivência e ter uma aposentadoria digna”.

Cidades no programa Condomínio de Idosos

  • Jaguariaíva (entregue)
  • Foz do Iguaçu (obras em fase final)
  • Prudentópolis
  • Irati
  • Cornélio Procópio
  • Telêmaco Borba
  • Cascavel
  • Francisco Beltrão
  • Guarapuava
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Arapongas
  • Campo Mourão
  • Londrina
  • Palmas
  • Pato Branco
  • Piraquara
  • Cianorte
  • Dois Vizinhos
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Obs: Serão ao todo 840 unidades habitacionais (40 para cada cidade)
Projeção de Condomínio em Cascavel: aposentadoria digna (Foto: Divulgação)

Parceria fechada com governo federal pode expandir programa

O Viver Mais, projeto habitacional dos condomínios dos idosos do Paraná, pode ser exportado para outros estados nos próximos anos. O primeiro passo será a instalação de duas novas unidades, com 40 casas cada, em cidades paranaenses já em 2021, como piloto dessa parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Secretaria Nacional de Habitação (SNH), sendo 50% do investimento custeado pelo governo estadual e 50% pela União.

Disque Idoso vê alta de 83% em denúncias de violência contra a terceira idade

Nos seis primeiros meses de 2020, houve um crescimento de 83% nos casos de denúncias de violência contra idosos no Paraná, em relação ao mesmo período em 2019. Os números são do Disque Idoso, um serviço telefônico estadual gratuito da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, que coloca à disposição da população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, além de registro de denúncias, informações e sugestões sobre serviços públicos.

“No ranking das violações tipificadas, em primeiro lugar está a violência financeira e patrimonial, seguida da negligência”, disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost. Segundo ele, o registro aumentou durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

A violência financeira se caracteriza por práticas que visam apropriação ilícita do patrimônio (bens, dinheiro, cartão do banco e cartão de benefícios, entre outros) de uma pessoa idosa. Segundo a Secretaria, 76% dos casos são cometidos por familiares da vítima, cujo principal agressor é o filho; seguido do cônjuge e netos. Em 55% dos casos, o agressor convive na mesma casa com a pessoa idosa. Também é crime a violência financeira institucional, que é a contratação de empréstimos oferecidos por agentes financeiros, sem consentimento ou sem conhecimento da pessoa idosa.

Número

O número do Disque Idoso mudou e passa a atender pelo 0800 141 0001. Pela Resolução nº 709 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as linhas 0800 do Brasil passaram a ter 11 dígitos, desde 27 de setembro.

“A alteração do número telefônico do Disque Idoso está funcionando em sincronia com a linha antiga, o que não causa transtorno para os usuários do serviço”, explicou o secretário Ney Leprevost.

O Disque Idoso Paraná é um serviço estadual gratuito vinculado a um banco de dados que oferece à população orientações sobre os direitos da pessoa idosa, encaminha denúncias e recebe elogios e sugestões sobre serviços públicos. Está disponível para os 399 municípios paranaenses. O objetivo é manter um canal de orientações para as pessoas idosas e seus familiares, profissionais de áreas afins e comunidade em geral.

Do Bem Paraná

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios