Notícias

Chuva de meteoros poderá ser vista no céu em toda a região

Meteoros coloridos que parecem surgir nas proximidades da estrela Aldebaran, na constelação de Touro, poderão ser vistos até o dia 20 de novembro em todo o mundo, inclusive no céu da região de Campo Mourão.

Trata-se da chuva de meteoros Táuridas, que deve ficar visível a partir das 22h de cada dia.

Poderão ser vistos meteoros tanto da Táuridas do Sul como da Táuridas do Norte. A primeira registrou seu pico de atividade na última quinta-feira, 5 de novembro, mas ainda produz meteoros. Já a segunda terá o pico na próxima semana, no dia 12.

A chuva Táuridas pode ser vista no mundo todo. O radiante fica perto da eclíptica, então os dois hemisférios, norte e sul, podem ver essa chuva”, explica Bruno Bonicontro, operador da estação de monitoramento de meteoros Bramon em Maringá.

Como observar

Para facilitar a observação da chuva de meteoros Táuridas, a dica é observar as Três Marias (Constelação de Orion).

A partir das 22h, há maior probabilidade de observação para quem tem o céu de leste a norte livre. Em torno da constelação de Touro, nas constelações em volta, pode ser que apareçam mais. A constelação de Orion é uma boa aposta. Ao longo da noite, o radiante vai subindo e os meteoros irão parecer se originar mais do topo do céu, e aí podem aparecer em qualquer lado do céu”, reforça Bonicontro.

O Stellarium, software que simula o céu de qualquer lugar do mundo, em qualquer data e horário, mostra onde será possível ver a chuva de meteoros Táuridas.

Os meteoros vão parecer sair dos radiantes, ou seja, vai ter meteoro que vai aparecer perto de Rigel e ir para a direita, outros que parecem sair das Plêiades e ir para esquerda e para cima. As Plêiades são aquele ‘montinho’ de estrelas abaixo do radiante das Táuridas do Norte”, destaca o operador Bramon.

Veja a simulação do Stellarium:

Nesta sexta-feira, 6, a estação Bramon de Maringá registrou o que parece ser um meteoro da Táuridas, mas ainda não é possível afirmar, segundo Bonicontro.

Observamos as características, esses táuridas são relativamente longos e não são tão rápidos, então estimamos que pode ser. Mas a confirmação só é possível após pareamento com outra estação Bramon”, acrescenta.

Da Redação com GMC Online

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios