Notícias

Agenda Parlamentar do Crea-PR aborda todos os prefeitos eleitos das maiores cidades da região

Apresentações das ideias e soluções de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências foram feitas para 46 prefeituráveis do Noroeste

A Regional Maringá do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) concluiu as apresentações do programa “Agenda Parlamentar – O Paraná em Debate” com êxito, antes das Eleições Municipais 2020. Em duas semanas, 46 prefeituráveis de oito municípios da região Noroeste foram abordados de forma presencial, virtual ou por meio de ofícios. No período, os candidatos a prefeito de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê e Umuarama tiveram a oportunidade de conhecer as ideias e soluções de políticas públicas nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências que podem ser implementadas nos seus planos de governo.

A Agenda Parlamentar do Crea-PR é composta por mais de 200 Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs) e 38 Cadernos Técnicos temáticos de diversas áreas, disponíveis para acesso no site. De acordo com o gerente da Regional Maringá do Crea, Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, foram realizados 29 encontros presenciais e virtuais com prefeituráveis da região, que totalizaram quase 30 horas de reuniões. Outros 17 candidados receberam o conteúdo do programa das suas cidades.

“Os candidatos que não conheciam a Agenda Parlamentar ficaram impressionados com a quantidade de conteúdos e a qualidade dos materiais disponíveis gratuitamente para auxílio nas gestões municipais”, destaca o gerente. Ainda segundo ele, os encontros também fortaleceram os papéis das entidades de classe onde os estudos foram desenvolvidos e a importância delas no desenvolvimento de cada um dos municípios.

No Noroeste, os estudos municipais foram desenvolvidos por profissionais de 18 Entidades de Classe (Associações e Sindicatos), parcerias do Crea-PR. Veja a lista:

  • – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam)
  • – Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea)
  • – Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (Amea)
  • – Associação dos Geógrafos Brasileiros Regional Maringá (AGB-RM)
  • – Associação Profissional dos Geógrafos do Estado (Aprogeo)
  • – Associacão dos Técnicos, Técnólogos e Eng. de Segurança do Trabalho do Paraná (Attestpar)
  • – Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Arearc)
  • – Associacão Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (AREA-CM)
  • Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM)
  • – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR)em Maringá
  • – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em Goioerê
  • – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em Umuarama
  • – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) em Campo Mourão
  • – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goioerê (AEARG)
  • – Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Noroeste do Paraná (AEANOPAR)
  • – Associação Regional de Engenheiros Agrônomos de Umuarama (AREAU)
  • – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Paranavaí (AEAP)
  • – Associação Profissional de Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí (APEAP)

Em Umuarama, o Conselho também contou com a ajuda de um profissional da Universidade Paranaense (Unipar), voluntário no programa Agenda Parlamentar. Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, o programa Agenda Parlamentar defende os princípios de gestão democrática e de cooperação, além de abrir espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas. A ação é direcionada aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e às lideranças municipais, estaduais e nacionais.

“Nesta etapa, o foco serão os candidatos com a sugestão de que as propostas sejam incorporadas aos Planos de Governos. Para 2021, vamos atuar junto às associações de municípios, Câmaras de vereadores e a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na esfera federal, atuaremos com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados e Senado Federal, para que a Agenda Parlamentar seja analisada e que os federais destinem recursos e projetos para as propostas apresentadas”, diz.

Todos os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal e os Cadernos Técnicos desenvolvidos no programa Agenda Parlamentar 2020 estão disponíveis para acesso gratuito no site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br.

Do CREA/PR

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios