Notícias

Startup de Campo Mourão conquista principal prêmio da nova economia promovido pelo Sebrae

A startup mourãoense Trucker do Agro conquistou o Conecta Awards, principal prêmio da nova economia promovido pelo Sebrae-PR, durante o Conecta 2020. A empresa desenvolveu um aplicativo que atua na logística de transporte de produtos, desde a cotação do frete até a entrega, permitindo o controle sobre processos, cotação, contratação e entrega. A startup foi classificada na categoria Referência da região Noroeste, que além de Campo Mourão envolve os municípios de Maringá, Paranavaí, Umuarama e Cianorte.

Segundo o Sebrae, 717 startups paranaenses foram indicadas e a seleção ocorreu por um sistema de votos públicos on-line realizados até o dia 2 de outubro. “Das três finalistas da regional, duas são de Campo Mourão”, observa o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.

A outra mourãoense foi a AgroFlux, startup fundada por estudantes da UTFPR e que atua com equipamentos de controle agrícola. Seu principal equipamento é um fluxômetro digital, que permite medir com precisão a vazão de bicos para pulverização agrícola, evitando desperdício para o produtor e diminuindo os impactos no meio ambiente.

Segundo Durval Carneiro, da Trucker do Agro, o setor do Agro é um “mar de oportunidades” para as startups. “Com este cenário de dólar alto e real baixo, os investidores estrangeiros também estão com apetite de investimento em startups do Brasil”, afirma. A Trucker do Agro foi fundada em Campo Mourão, começou praticamente em uma garagem e deve chegar até o final do ano com 20 empregos diretos. Já recebeu investimentos de outros estados e está em negociação com investidores europeus para sua expansão na América Latina.

CAMPO MOURÃO ENTRE AS TOP 10

Em pesquisa realizada pelo SEBRAE-PR no ano passado Campo Mourão apareceu pela primeira vez no mapeamento e já figura entre as top 10 do Estado. O município aparece em 9º lugar, com 12 startups no mapa, divididas entre os setores de saúde, energia, biotecnologia, jurídica e construção.

Da década de 70 até praticamente 2010, o modelo de apoio do setor público era todo baseado em subsídios para atração de indústrias, como doação de terrenos, barracões industriais, isenção de impostos etc. Com o as possibilidades de crescimento em escala dessas empresas de tecnologia, muitas vezes o empreender precisa de uma mesa, cadeira e internet”, observa Azuma.

Campo Mourão já conta com startups que estão trazendo investimentos na casa dos milhões, com o diferencial de gerarem empregos de alta qualificação. “É uma indústria limpa, sem poluentes e que remunera melhor seus colaboradores. Outro efeito é o de reter talentos na cidade”, complementa o diretor.

Da Assessoria/PMCM

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios