Notícias

Projeto da UTFPR finaliza atividades com 36 mil litros de produtos de limpeza doados

Coordenadores do projeto buscam parceria para terem um espaço definitivo e a consequente continuidade do projeto

Um grupo de professores, estudantes de graduação e colaboradores da UTFPR vem desenvolvendo, desde o início da pandemia, um projeto de fabricação e doação de diversos produtos de limpeza em parceria com os municípios de Campo Mourão, Quarto Centenário, Rancho Alegre d’Oeste e Roncador. Segundo o professor Adriano Lopes Romero, um dos coordenadores do projeto, até o início do mês de outubro foram doados cerca de 32 mil de produtos de limpeza (sabão líquido, desinfetante, álcool glicerinado 80%, água sanitária e sabonete líquido) para famílias em situação de vulnerabilidade social e Sistema Único de Saúde dos municípios parceiros.

Para Campo Mourão, foram doados para o Hospital Casa Santa, Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento de Campo Mourão 600 litros de desinfetante, 1.150 litros de água sanitária, 1.025 litros de álcool glicerinado 80% e 400 litros de sabonete líquido. Várias doações foram feitas para instituições sociais, tais como Lar Miriã, Lar Dom Bosco, Lar dos Velhinhos, APAE, CEDUS, Casa de Passagem São Bento José Labre e Instituto Esperança, que ao todo receberam 3.800 litros de sabão líquido, 625 litros de desinfetante, 625 litros de água sanitária, 235 litros de álcool glicerinado 80%, 135 litros de sabonete líquido e 185 litros de detergente. Além disso, em uma ação realizada no Conjunto Fortunato Perdoncini foram doados 800 litros de produtos de limpeza, entre sabão líquido, desinfetante e sabonete líquido. O Centro da Juventude recebeu 1.200 litros de sabão líquido, 540 litros de desinfetante, 100 litros de água sanitária, 840 litros de álcool glicerinado 80%, que foram doados para famílias em situação de vulnerabilidade social e para instituições sociais da cidade.

Para Roncador, foram doados 1.685 litros de sabão líquido, 200 kits de sabão em barra, 875 litros de água sanitária e 680 litros de álcool glicerinado, que beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade social e o Sistema Único de Saúde.

Para Quarto Centenário, foram doados mais de 8 mil litros de sabão líquido e 190 barras de sabão que beneficiou centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para o posto de saúde do município e o hospital Santa Casa de Goioerê foram doados ao todo 450 litros de desinfetante, 500 litros de água sanitária, 355 litros de álcool glicerinado e 125 litros de sabonete líquido.

Para Rancho Alegre d’Oeste, foram doados mais de 4 mil litros de sabão líquido, 750 barras de sabão, 300 litros de desinfetante, 500 litros de água sanitária e 900 litros de álcool glicerinado, que beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade social e o Sistema Único de Saúde.

Segundo o professor Adriano, nos municípios de Roncador, Quarto Centenário e Rancho Alegre d’Oeste os produtos são doados por servidores de diferentes secretarias das prefeituras. Já em Campo Mourão, as doações, com exceção das mediadas pelo Centro da Juventude, são realizadas diretamente pelos professores e estudantes da UTFPR. O professor relata ainda que, serão fabricados nos próximos 15 dias cerca de 4 mil litros de produtos de limpeza para atender o quantitativo de doações realizados nos meses anteriores. Com essa produção de 36 mil litros de produtos de limpeza o projeto superou os quantitativos de doações previstos nos acordos com a UTFPR e Ministério da Educação, que financiaram os projetos desde o início da pandemia. Apesar de haver insumos que possibilitariam a produção de produtos de limpeza por alguns meses, o espaço físico utilizado de forma provisória na UTFPR não atende o volume de produção que o projeto tem capacidade de fabricar, assim como não possui boa acessibilidade para carga e descarga de insumos e de produtos fabricados. Os coordenadores do projeto estão buscando entre os municípios parceiros uma alternativa para a continuidade do projeto, que envolve ter um espaço definitivo na cidade de Campo Mourão ou em uma das outras cidades parceiras do projeto. Mas ainda sem solução, o grupo prevê o término do projeto no início do mês de novembro.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios