Você já parou para pensar que a distância entre a Terra e os outros planetas do Sistema Solar varia com o passar do tempo? Desta forma, ocorrem aproximações e afastamentos entre o nosso planeta e um outro planeta qualquer do Sistema Solar.
Nesta terça-feira (13), Marte estará em aproximação com a Terra. E isso se deve ao fato de que Terra e Marte estarão do mesmo lado em relação ao Sol, fenômeno conhecido na Astronomia como oposição. Vamos tentar entender a ideia? Vem comigo!
Uma primeira aproximação
A ilustração a seguir ajuda na compreensão do fenômeno da oposição Terra-Marte. Nela, fora de escala, vemos a Terra e Marte do mesmo lado do Sol, o que é conhecido na Astronomia como oposição.
Quando a Terra e Marte estão em lados opostos em relação à nossa estrela, o que chamamos na Astronomia de conjunção, a distância entre ambos é máxima. Mais uma vez, e logo abaixo, uso o recurso da ilustração para agilizar a compreensão da ideia.
Desta forma, periodicamente, Marte e Terra assumem posições em relação ao Sol tal que a distância Terra-Marte pode ser máxima ou mínima. Confira na ilustração a seguir.
A melhor época para observarmos Marte é quando a distância entre ele e nós aqui na Terra é menor pois, estando mais perto dos nossos olhos, Marte estará visualmente maior e mais brilhante. E, quando estivermos olhando para Marte, o Sol estará às nossas costas, em posição oposta (daí o nome oposição para o fenômeno). Sendo assim, tão logo o Sol se põe do lado oeste, se olharmos do lado leste, com o Sol às nossas costas, veremos Marte ascendendo ao céu escuro da noite que acabou de começar. E teremos uma noite inteira para observarmos Marte bem brilhante no céu até o raiar do dia seguinte pois, quando o Sol estiver nascendo a leste, Marte estará se pondo a oeste.
Fonte: UOL/Física na Veia