Notícias

Homens são atingidos por raio durante corrida na orla marítima de Itapema (SC)

Uma das vítimas sofreu uma parada cardiorrespiratória após sofrer a descarga elétrica e morreu no hospital

Dois homens foram atingidos por um raio enquanto corriam pela orla marítima de Itapema, em Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (2), por volta das 19h. Um deles morreu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quando a vítima fatal foi encontrada pelos socorristas, ela já apresentava parada cardiorrespiratória (RCP). A equipe iniciou os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar e encaminhou o homem para um hospital da região. No entanto, ele não resistiu e faleceu na instituição de saúde.

Já o sobrevivente estava desorientado e foi atendido pelos bombeiros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o site NSTotal, o homem que morreu após ser atingido pelo raio foi identificado como Fabricio Corrêa Gasparetto, de 47 anos. Ele era corretor de imóveis e gostava de praticar esportes.

Descarga elétrica de um raio

Quando um raio atinge diretamente uma pessoa, a corrente elétrica que passa pelo corpo é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico. Se a vítima estiver em uma piscina ou no mar, a situação pode ser mais perigosa ainda já que a água conduz muito bem a eletricidade.

Uma descarga elétrica desse porte causa danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração. No entanto, o mais comum é que as vítimas dos raios sejam atingidas de forma indireta, ou seja, recebem correntes elétricas por ramificações do eixo principal do raio ou pelo solo.

Do RIC Mais

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios