Notícias

Douglas Fabrício menciona dificuldades e retomada do setor de turismo

Dia do Turismo Regional foi criado através de Lei Estadual do deputado Douglas Fabrício valorizando a atividade no estado

Marcando a passagem do “Dia do Turismo Regional”, comemorado no dia 6 de outubro, o deputado estadual Douglas Fabrício falou sobre os problemas enfrentados pelo setor em função da crise do Covid 19 “coronavírus”, bem como do processo de retomada das atividades turísticas durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, na tarde desta terça-feira, 6. Ele mencionou dados levantados sobre os prejuízos do setor, dificuldades enfrentadas, lembrando que o setor foi um dos mais prejudicados e também sobre projetos do Governo do Paraná visando o incentivo a retomada do turismo em todo o estado, com a responsabilidade e cuidados com relação a pandemia.

Douglas Fabrício homenageou todos empresários, técnicos e trabalhadores do setor de turismo que lutam pela retomadas as atividades. Ele argumentou que é necessário defender o turismo como uma área que gera inúmeros resultados positivos na economia, principalmente no aumento da geração de renda e empregos e salientou que é de grande importância lembrar do turismo no momento, quando toda a economia é prejudicada pela crise da pandemia.

Ao destacar a criação da Lei que estabelece o Dia do Turismo Regional, criada há 8 anos, Douglas Fabrício, que também já foi secretário de Estado do Turismo, falou sobre a atuação da RETUR (Rede de Turismo Regional) pelo desenvolvimento do turismo e também da atuação do professor Jacó Gimenes em inúmeros projetos voltados ao setor, inclusive fundação da própria Retur.

Dia do Turismo Regional – Proposta apresentada pelo deputado estadual Douglas Fabrício em 2012 e sancionada pelo Governo do Paraná como Lei Estadual nº 17.182/2012. Douglas Fabrício, utilizou a presente data como comemorativa porque em 6 de outubro de 2003 a RETUR (Rede de Turismo Regional) foi credenciada como OSCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça.

Histórico Turismo na região noroeste

O fortalecimento do turismo na região Noroeste do estado começou em 1998, quando foi realizado em Campo Mourão o seminário Rede de Turismo Regional para debater a gastronomia regional, com eventos como o “Carneiro no Buraco” e no turismo rural, com a pousada “A Fazendinha”, a pousada “Parque das Gabirobas” e a Fazenda “Água Azul Ecoturismo”, por exemplo. Neste município surgiu o embrião da RETUR, que em seguida foi institucionalizada com sede em Maringá, no dia 30 de maio de 2003, e posteriormente credenciada, em 6 de outubro de 2003, como OSCIP  (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A RETUR vem realizando importantes ações para difundir e desenvolver o turismo regional.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios