Notícias

Carreata Outubro Rosa, neste sábado, em Campo Mourão

A comunidade está convidada para participar da Carreata Outubro Rosa, que será realizada neste sábado (3/10), a partir das 9 horas, pelo centro de Campo Mourão. Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A saída será das proximidades da Associação dos Engenheiros Agrônomos, com os participantes da carreata percorrendo várias ruas e avenidas da área central da cidade. A carreata passará pela avenida Irmãos Pereira, até a rua São Josafat, retornando pela avenida Capitão Índio Bandeira, até a rua São José. Em seguida passará pela avenida Manoel Mendes de Camargo (até a altura da rua São Josafat). Máscaras e bexigas na cor rosa serão distribuídas previamente para evitar aglomerações.

No encerramento, em razão da pandemia de Covid-19, não haverá nenhum evento para se evitar aglomeração de pessoas.

Promoção

A carreata é promovida pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio), Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam), Unimed Campo Mourão e Paraná Supermercados.

O movimento Outubro Rosa é celebrado desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições tradicionalmente realizam eventos que abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, essas iniciativas tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária. Muitas outras ações são desenvolvidas com esse intuito.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios