Na região Sul do país está em 26º lugar. E no Brasil, em 108º lugar
Com oito lojas e um centro de distribuição, instalados em cinco cidades do estado, o Paraná Supermercados – de Campo Mourão – desponta em oitavo lugar no ranking estadual da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Já no ranking da Região Sul do país, a empresa genuinamente mourãoense está em 26º lugar, enquanto em âmbito nacional encontra-se em 108º lugar.
Nada melhor que números para dimensionar a real envergadura da empresa que há 38 anos surgia de forma modesta nas imediações do trevo de acesso a Asa Oeste de Campo Mourão (região do Lar Paraná), sob o comando do casal Adalberto Machado (in memorian) e Leila Tonello da Luz. O Paraná Supermercados tem atualmente 1.136 colaboradores diretos e cerca de 3.700 indiretos. Suas lojas totalizam 17.440 metros quadrados de área vendas. A matriz funciona onde surgiu a empresa e em Campo Mourão existem outras duas filiais – Paraná Max e o Paraná Família – além do Centro de Distribuição, localizado na saída para Goioerê. Também a cidade de Ivaiporã conta com duas filiais da rede. As demais filiais funcionam nas cidades de Cianorte, Goioerê e Pitanga.
Outros números evidenciam o porte da empresa, que em 2019 recolheu R$ 16.603.190,12 em tributos (municipais – R$ 592.328,45; estaduais – R$ 2.330.285,51; federais – R$ 13.680.057,50). Também o número de clientes atendidos demonstra o crescimento do Paraná Supermercados: 2015 – 3.152.664 clientes; 2016 – 3.377.731; 2017 – 3.591.713; 2018 – 4.314.639; 2019 – 4.491.541. Uma curiosidade: nas oito filiais funcionam 155 check-ups (caixas).
Merece também destaque as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa em Campo Mourão e em outras cidades da região que atende, através de repasse de recursos para projetos culturais, esportivos e de apoio à criança e ao idoso. Outras instituições são apoiadas com alimentos. Em 2019 foram aplicados R$ 429.906,15 nessas ações.
No último ranking estadual da Abras estão à frente da empresa mourãoense, por ordem de classificação: Irmãos Muffato (Cascavel), Companhia Sulamericana de Distribuição (Maringá), Cia Beal de Alimentos (Cascavel), Supermercado Superpão Guarapuava), Sanches & Vecchiate (Arapongas), J. Martins Supermercados Planalto (Umuarama) e Supermercados Irani (Cascavel). Na conquista pelo Supermercado Paraná do oitavo lugar em âmbito estadual não foi levado em conta a filial de Pitanga, inaugurada em meados de dezembro do ano passado.
O faturamento anual é um dos principais fatores levados em conta na definição do ranking Abras. Em 2015, o Paraná Supermercados faturou R$ 205.702.269,00, com um crescimento da ordem de 4,52 por cento em relação ao ano anterior. Já em 2016, o faturamento chegou a R$ 233.873.040,00 (13,69 por cento). No ano de 2017 foi de R$ 249.101.591,00 (6,51 por cento) e em 2018 de R$ 287.822.988,00 (15.54 por cento). Em 2019 chegou a R$ 309.360.092,00.
Atualmente, o Paraná Supermercados está na segunda geração de administração, comandada pelos filhos dos fundadores: Álvaro e Rodrigo. Mas sempre sobre a liderança da mãe, Leila Tonello da Luz.
Vem aí o Paraná Atacarejo
Por acreditar em Campo Mourão e na região, a família Tonello da Luz está construindo a sua 10ª unidade, que vai adotar uma nova forma de comercialização, unindo características das duas mais conhecidas e tradicionais formas de venda: o atacado e o varejo.
Para abrigar a nova unidade, o Paraná Supermercados adquiriu uma área de 30 mil metros quadrados localizada na avenida Presidente John Kennedy (antiga algodoeira da Coamo – jardim Lar Paraná), onde está sendo edificado o Paraná Atacarejo. Terá 2.800 metros quadrados de área de venda e o empreendimento vai gerar cerca de 80 novos empregos na cidade.
A previsão é de que a nova unidade entre em funcionamento já no final deste ano e o empreendimento está sendo executado exclusivamente com recursos próprios.
Da Assessoria