Recursos não reembolsáveis serão disponibilizados pelo BNDES, por meio do programa Educação Conectada. Iniciativa atende 26 mil alunos com o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na sexta-feira (18) um projeto de lei (542/2020) que autoriza o Poder Executivo a receber R$ 5,09 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais na educação. Os recursos serão aplicados em colégios de Guarapuava e Campo Mourão.
A colaboração financeira do banco é não reembolsável e as cidades foram selecionadas dentro do programa BNDES Educação Conectada, em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb). O investimento será na aquisição de equipamentos e demais bens e serviços de conectividade para aumentar interesse e rendimento dos alunos, além de promover inclusão digital.
BENEFICIADOS – A verba vai beneficiar cerca de 26 mil alunos de 63 escolas – 17,7 mil alunos de 42 escolas de Guarapuava e 8,2 mil alunos de 21 escolas de Campo Mourão. Todos os colégios estaduais das duas cidades serão beneficiados.
Em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, serão contempladas 18 unidades municipais e 24 escolas estaduais. Em Campo Mourão, no Centro-Oeste paranaense, são 10 unidades do município e 11 do Estado.
Os recursos do BNDES serão aplicados na infraestrutura para uso pedagógico e de conectividade, como computadores, impressoras, projetores, roteadores, fones de ouvido, microfones e caixas acústicas.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte será a responsável pela execução dos recursos e o projeto deverá ser concluído em até 24 meses da data de publicação do contrato com o BNDES.
Da AEN