Notícias

Da Revista Acicam: Motor home, casa container, food truck, etc. fabricados em C. Mourão

Empresa atua há 34 anos e tem a reforma de ônibus e furgões como atividade principal

O meio empresarial de Campo Mourão guarda muitas surpresas mesmo para aqueles que atuam diretamente no setor. Aqui funcionam, por exemplo, empresas que fabricam sofisticados produtos, com alto grau tecnológico, que são exportados para diversos países. Outras empresas aqui instaladas são líderes de mercado em termos nacionais. Tudo em uma cidade e região onde a economia tem o agronegócio como principal atividade.

Fundada em 1986, portanto há 36 anos, a empresa Globo Ônibus e Furgões – instalada no Parque Industrial I (saída para Goioerê), é um desses cases de sucesso na cidade pouco conhecidos dos mourãoenses em geral. A empresa atende clientes de todo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas o que a diferencia é o seu portfólio de serviços e produtos. Sua atuação não se resume a reforma de ônibus e furgões, embora tenha sido o nicho inicial e ainda a atividade principal.

A empresa legitimamente mourãoense, comandada por Adilson Luiz Staniszewski, tem como diferencial a fabricação, por exemplo, de sofisticados motor home, de fazer inveja aos produzidos por empresas especializadas em grandes centros do país. Montados em ônibus, furgões ou vans, são verdadeiras casas ambulantes, que oferecem todo o conforto, segurança e modernidade.

Os projetos são elaborados a partir das especificações apresentadas pelo cliente. Alguns acomodam até seis pessoas e são dotados de suíte, cozinha, sala, copa, banheiro. Tem máquina de lavar roupa, ar condicionado, várias opções de geração de energia, etc.

A empresa também inovou ao transformar furgões usados em confortáveis escritórios, dotados de ar condicionado. A empresa que mais contrata esse serviço da Globo Ônibus e Furgões é a Coamo Agroindustrial Cooperativa, que utiliza os escritórios móveis principalmente em seus entrepostos.

Outro produto que chama a atenção é a fabricação de suítes, cozinhas, salas, etc. – conjugadas ou não – utilizando containers ou furgões usados. Essas estruturas, com fino acabamento, são utilizadas principalmente em áreas de lazer.

A empresa

Adilson Staniszewski fundou a Globo Ônibus e Furgões quando saiu do Expresso Nordeste, onde trabalhou por cerca de oito anos. Transformou-se em um terceirizado da tradicional empresa de transporte, mas sempre atuando na busca de novos clientes. Inicialmente trabalhou apenas na reforma de ônibus, posteriormente passou a reformar furgões.

Atualmente a empresa tem 22 funcionários diretos, mas chegou a contar com 65 colaboradores. De 1994 a 2004 teve uma filial em São Paulo. A fabricação de motor home e casas ou escritórios em furgões ou containers começou a cerca de 10 anos. Também é grande a procura pela fabricação de food truks, casa vez mais modernos, que chamam a atenção nas vias públicas, praças e parque de exposição.

A mais recente inovação introduzida na empresa foi a comercialização de peças de reposição para carrocerias de ônibus e furgões, normalmente encontradas apenas em capitais ou grandes centros.

A Globo Ônibus e Furgões ocupa uma área de 10.700 metros quadrados, contando com 2.900 metros quadrados de área edificada. No quadro de pessoal, um funcionário que trabalha desde o início da empresa. Outra curiosidade é duas gerações da mesma família trabalhando na empresa: pai e filhos. Também o filho de Adilson Staniszewski trabalha na empresa: Pedro Victor Almeida Staniszewski atua no setor de administração.

O crônico problema de falta de mão-de-obra capacitada é contornado pelo treinamento dos funcionários recrutados. Adilson Staniszewski acrescenta que a falta de estabilidade no cenário econômico nacional é outro problema enfrentado, pois impossibilita a realização de um planejamento a longo prazo. O empresário acentua que o mercado brasileiro é muito instável.

Com a pandemia de Covid-19, a Globo Ônibus e Furgões teve seu movimento atingido em cerca de 50 por cento. Isso porque empresas de transporte de passageiros foram duramente afetadas, as aulas foram suspensas e o transporte escolar interrompido, o turismo nacional está praticamente parado e os fretamentos também foram drasticamente reduzidos.

Da Assessoria/Acicam

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios