Notícias

Como começar sua loja virtual do jeito certo

Adaptar o negócio para a internet é uma necessidade dos empreendedores deste século.

Muito se fala sobre a importância de abrir um e-commerce e o quão relevante ele é, mas você sabe como abrir uma loja virtual na prática e levar a sua loja para a internet? Garantimos que é muito mais fácil do que você pensa.

Confira a seguir o que você precisa fazer para tirar sua loja virtual do papel e começar a vender seus produtos e serviços para o mundo inteiro.

Idealizando a loja virtual

O primeiro passo é o conhecimento. Conheça seu produto e o seu público. Reflita sobre quais produtos você conhece bem, quais tem mais demanda e quais são mais fáceis de estocar e vender. Peças automobilísticas, utensílios domésticos, livros, materiais par artesanato… As possibilidades são infinitas!

Pense também no seu público: Quem compraria o seu produto? Qual a idade do comprador? Como ele se comunica? Falar a linguagem do seu público é essencial, afinal de contas, seu marketing, atendimento e produto terão que atrair e agradar a ele.

Estabelecendo sua identidade virtual

Para sua loja estar na internet, você precisa de um site para hospedá-la. Existem serviços que, além de disponibilizarem um espaço virtual, também oferecem várias ferramentas úteis para o desenvolvimento da loja, como a ferramenta Zyro.

Você pode usar essa ferramenta para criar slogan, logotipo, site, blog e até o nome da sua empresa. Você não precisa saber design nem programação para usar esses recursos e vai sair com um site lindo em questão de minutos – e com uma logotipo para usar nas redes sociais também. E o melhor: isso não vai te custar um centavo sequer.

Você vai poder fazer fazendo tudo isso gratuitamente e com muita facilidade, devido a ajuda da inteligência artificial que a ferramenta oferece.

Logo após, realize as descrições dos seus produtos pensando no seu público, adaptando seus textos à linguagem do seu público e também às ferramentas de pesquisa, tornando suas páginas SEO-friendly

Estabelecendo valor ao seu produto

O preço de um produto se dá pelos seguintes fatores: custo de produção/aquisição, o valor da concorrência e o valor subjetivo, que é o valor que o próprio cliente dá ao produto (o quanto o freguês está disposto a pagar por ele).

Os dois primeiros fatores são os mais importantes no início já que a sua loja é nova e sua credibilidade ainda estará sendo construída. Como na internet é muito comum que o cliente compare preços em vários sites antes de finalizar a compra, o valor que a sua marca tem acaba agregando valor ao seu produto.

Comece com preços mais baixos para competir com a concorrência e aproveite os benefícios de um bom serviço quando o seu nome for sendo lembrado mais vezes.

Entrega de produtos

Os serviços que lhe faltam agora são os métodos de pagamento e os de entrega de produto/serviço. Se no seu site você vende produtos físicos, você precisará de um bom serviço de frete.

Os correios são uma opção, mas não são únicos. Rappi e Loggi são duas ótimas opções também. Se o seu produto não for físico, você precisará se especializar nas mídias e programas para transmitir conteúdo, especializados na sua área.

Seu cliente espera receber os produtos no prazo e bem-embalados. Se puder investir, use a logo que você criou estampando as caixas em que o produto será enviado.

Estimule o cliente a postar sobre seu produto nas redes sociais (isso vai ajudar muito a divulgar sua marca para outras pessoas). Algumas lojas virtuais dão desconto para clientes que postam sobre seus produtos nas redes. Fica a dica.

Quanto às formas de pagamento, o PagSeguro e o Paypal podem dar conta das transações nacionais e internacionais de forma segura pela credibilidade que possuem. Aceite cartões de crédito e boletos também.

Marketing

A loja está criada, mas o serviço não está concluído. O passo final é um eterno retorno e você precisará estar constantemente iniciando novas campanhas de anúncios e e-mails para divulgar os seus produtos.

Adapte sua loja para o m-commerce, se atente às estratégias e novidades do marketing digital conosco e atinja clientes interessados em seus produtos de todas as partes do mundo.

Pronto para começar?

Se mesmo depois de conhecer o passo a passo você ainda não estiver 100% seguro, não se preocupe. Com todas as ferramentas gratuitas, você pode testar essa ideia de empreendimento sem precisar investir muito. Com o passar do tempo e o sucesso do seu e-commerce, você pode ir investindo mais em marketing e branding, fazendo sua empresa crescer ainda mais.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios