Notícias

Campo Mourão e região receberão equipe própria de peritos criminais

Reivindicação é dos deputados Douglas Fabrício (estadual) e  Rubens Bueno (federal) na área da segurança

Mais uma importante reivindicação realizada pelos deputados Douglas Fabrício (estadual) e Rubens Bueno (federal) na área da segurança pública foi atendida pelo Governo do Estado.  Em reunião realizada nesta quinta-feira (24 de setembro) na nova sede da Polícia Científica do Paraná, em Curitiba, os diretores atenderam ao deputado estadual Douglas Fabrício sobre a demanda da região da Comcam, que agora terá uma equipe com cinco peritos criminais para atendimento 24 horas. Atualmente a região não conta com nenhum perito criminal, utilizando profissionais de outras.

Os cinco peritos criminais que ficarão em Campo Mourão para atender a região fazem parte de uma turma de novos aprovados que concluíram o curso de formação e vão desempenhar a função já a partir de 2021.

O parlamentar foi recebido pelo diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki, o diretor do Instituto Médico Legal, André Ribeiro, o diretor da Criminalística, Mariano Schaffka Netto, e o corregedor da Polícia Científica, Antônio Carlos Lipinski.

Na ocasião, Douglas Fabrício argumentou que a equipe de peritos criminais é uma antiga reivindicação. “A segurança pública é uma de nossas prioridades e hoje estamos felizes porque conseguimos atender uma antiga solicitação da região da Comcam. Já fizemos diversos pronunciamentos, realizamos audiência pública, e encaminhamos solicitações para a Secretaria Estadual de Segurança. A nossa região não tem perito criminal há muitos anos, dificultando o processo de investigação e a apuração de fatos quando temos uma ocorrência. Quando há algum crime ou situação violenta temos que aguardar um perito de outra região para nos atender. Agora nossos serviços da polícia científica vão melhorar significativamente. Foi mais um fruto da forte parceria que temos com o deputado federal Rubens Bueno”, afirmou o deputado Douglas Fabrício.

Já o deputado federal Rubens Bueno destaca que equipar a Polícia Científica é um grande avanço na segurança pública da região. “É uma luta nossa para melhorar nossa segurança e agilizar este importante trabalho da polícia no processo de investigação de casos com violência. Nosso trabalho em conjunto com o deputado Douglas vai melhorar ainda mais a atuação da polícia na região. Sempre vamos apresentar reivindicações na área da segurança, que é uma prioridade”.

Para o corregedor da Polícia Científica, Antônio Carlos Lipinski, a infraestrutura de segurança de Campo Mourão e região vai ganhar em qualidade com uma equipe própria de peritos criminais. “É necessário equipar a Polícia Científica do município. O trabalho vai ser mais dinâmico e toda região poderá ser atendida. É muito boa a parceria dos parlamentares com nossa polícia científica para sabermos das necessidades dos municípios”, diz.

O diretor-geral da Polícia Científica, Luiz Rodrigo Grochocki, argumenta que a maior rapidez na busca das provas técnicas acelera o processo para definir as decisões da justiça. “É o trabalho do perito criminal. Buscar as provas para a justiça analisar. Se há a demora, o réu fica encarcerado aguardando o resultado”.

Em reunião, foi avaliado também entre o deputado Douglas Fabrício e a direção da Polícia Científica que a atuação de uma equipe própria de peritos criminais vai inibir a ocorrência de casos de violência e acidentes de trânsito na região.

“A região de Campo Mourão tem grande incidência de acidentes de trânsito e poderá ter a redução dos casos devido a agilidade da atuação dos novos peritos criminais. As pessoas vão se cuidar mais”, afirma o diretor do Instituto Médico Legal, André Ribeiro.

Além do anúncio de um quadro próprio de peritos criminais para atender Campo Mourão e região, a direção da Polícia Científica do Paraná também agradeceu os apoios dos parlamentares e a parceria em beneficio da área da segurança, que ainda tem muitas demandas a serem atendidas.

Ao conhecer toda a estrutura da nova sede da Polícia Científica do Paraná, o deputado Douglas Fabrício aproveitou ainda para apresentar novas reivindicações da região, além de parabenizar a instituição pela atuação em todo o estado.

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios