Notícias

Governo do PR quer que pais assinem termo de responsabilidade para retorno às aulas

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), após discussão com as entidades representativas de professores, governo, pais, já apresentou o protocolo básico de retorno de aulas na rede estadual de ensino, previsto para setembro. Entre as medidas está um termo de responsabilidade que deverá ser assinado pelos pais. Um modelo vazou na internet e gerou revolta entre os pais. O texto do termo que vazou diz que os pais estão cientes do agravamento e dos riscos que envolvem o retorno às aulas presenciais, não podendo responsabilizar a instituição de ensino, bem como o Governo do Paraná por eventual contaminação ou desenvolvimento de Covid-19. Porém, a secretaria divulgou por volta das 14 horas deste sábado (01) o modelo definitivo, no qual não há essa cláusula sobre a responsabilidade de contágio.

A assessoria da Seed afirma que o Termo de Responsabilidade será necessário no retorno das aulas para que os pais se responsabilizem, porque antes da pandemia, eram muitos casos de alunos que vão para escola com gripe, sarampo, febre e outras doenças e no caso da Covid-19, a irresponsabilidade pode ter consequências ainda mais graves. No termo, que deverá ser assinado pelos pais, a família terá que se comprometer em entrar em contato com a escola caso o estudante apresente sintomas de Covid-19 e a usar constantemente a máscara durante as aulas.

Medidas

Entre as medidas do protocolo estão o distanciamento de 1,5 metros, dispenser de álcool em gel, espaços de higienizações de mãos, termômetros, equipes de limpeza, que serão usadas nas 2.143 escolas estaduais no Paraná. As mesmas medidas determinadas para rede estadual devem ser implantadas na rede privada de ensino e nas redes municipais.

A estimativa inicial de retorno é em setembro. No entanto, a data pode ser mudada caso os infectologistas da Secretaria da Saúde considerem que haja algum risco, em função do cenário da pandemia do novo corononavírus. Após amplo debate com todas as entidades que integram a Educação do Paraná, foi criado um modelo que garante a melhor segurança sanitária para nossos alunos, adotando os melhores modelos do Brasil e do mundo”, disse o diretor-geral da Seed, Gláucio Dias. Dias reforça que o retorno das aulas só acontecerá quando houver um ambiente seguro, estabelecido pela Secretaria de Saúde.

Veja mais detalhes do Protocolo de Retorno das Aulas

Distanciamento

O protocolo prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Será feita também a aferição de temperatura de todos que entrarem a escola, tendo como limite 37º.

Horários de aula

Já os horários de entrada e saída, e intervalo/recreio devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de alunos, nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento.

Modelo híbrido e escalonado

O ensino híbrido será adotado. As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada. Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (on-line). A retomada de conteúdos também é uma das preocupações do protocolo, com atividades, recuperação e atendimento de estudantes com maior dificuldade.

Consulta aos pais

O protocolo prevê uma consulta aos pais. A Seed fará com os pais de estudantes da sua rede estadual e orientou as demais redes a fazerem o mesmo. A consulta tem objetivo de entender em qual modelo os pais se sentem mais seguros em manter seus filhos, se presencial ou apenas remoto. A resposta vai permitir que a Secretaria e demais redes se organizem para cumprir o protocolo com estrutura e pessoal adequado.

Volta escalonada

Quando a data for definida pela Sesa o protocolo prevê um retorno gradual, por faixa etária, na seguinte ordem:

  • Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental
  • Estudantes do Ensino Médio
  • Estudantes do Ensino Fundamental I e II
  • Estudantes da Educação Infantil

O Protocolo

Entre as principais medidas sanitárias previstas pelo protocolo estão a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos. Só para a rede estadual serão adquiridos:

  • 5 milhões de máscaras de tecido
  • 200 mil litros álcool em gel por mês
  • 200 mil litros de álcool 70% por mês
  • 95 mil luvas
  • 10 mil termômetros
  • 15 mil toucas
  • 105 mil dispensers
  • 15 mil macacões
  • 15 mil botas
Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios