Notícias

Em C. Mourão, sancionada Lei da Inovação que entra em vigor em janeiro

Foi sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli na manhã desta sexta-feira (14), em cerimônia no gabinete, a Lei de Inovação, que estabelece medidas de incentivo a empreendimentos inovadores e à pesquisa científica. A Lei, aprovada pelo Poder Legislativo, entra em vigor em 1º de janeiro de 2021.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Facco, ressalta que a lei foi elaborada em parceria com o Conselho de Desenvolvimento de Campo Mourão (Codecam) durante o ano passado. “Um dos propósitos é que o município seja atrativo para novos empreendedores e assim manter os jovens na cidade após se formarem, bem como investidores de outras cidades”, explica o secretário.

Segundo ele, assim como as leis de incentivo a Cultura e do Esportes, a Lei de Inovação traz vários mecanismos com a Criação do Fundo de Inovação para que o empreendedor possa captar recursos na iniciativa privada para desenvolvimento de tecnologias. “Apesar de entrar em vigor só em janeiro, os trabalhos para viabilizar a aplicação já começam”, ressalta Facco, ao acrescentar que qualquer empreendimento de inovação poderá ser beneficiado, inclusive de pessoa física.

“Com o trabalho de pesquisa da Câmara de Inovação do Codecam foram buscadas as experiências mais exitosas do Brasil e discutidas com a sociedade para chegar a essa lei, a mais moderna possível”, complementa o secretário.

O professor Eder Stella, ex-diretor do campus da Unespar, destacou a importância do trabalho conjunto entre sociedade civil organizada e o poder público. “Não estamos falando de uma simples lei, estamos falando em atração de empreendimentos. Não adianta gerar conhecimento nas nossas universidades e enviar pra fora por falta de oportunidades. Por isso parabenizo o Codecam, o Legislativo e o município por esse passo adiante que estamos dando em relação a outros municípios do Estado”, comentou.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios