Notícias

Em C. Mourão, programa vai incentivar compras públicas de pequenos empreendedores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico iniciou o planejamento de um programa para incentivar os pequenos empreendedores locais a venderem produtos e serviços ao município. O programa, que tem o apoio do Sebrae, já realizou o primeiro treinamento de servidores na semana passada, na Casa do Empreendedor.

O próximo passo é a publicação de um decreto onde serão relacionadas as diretrizes do programa e na sequência as orientações aos potenciais fornecedores. “A nova legislação permite criar mecanismos de incentivo aos negócios locais. Já temos uma boa participação dos microempreendedores nas licitações, mas temos potencial para melhorar”, ressalta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Facco.

Segundo ele, a partir do mapeamento e planejamento dos processos de compras, também será possível mapear os fornecedores e determinar os processos de compras restritas a empresas locais. As ações do programa envolvem melhorias de todo processo interno de compras desde o planejamento das demandas até a formação de fornecedores, para atender as necessidades do município de acordo com a legislação vigente.

Uma das estratégias é a estruturação de um calendário anual com informações que visam facilitar o planejamento de compras. “Esse calendário será de vital importância para a consolidação e sucesso do programa de compras, pois a partir dele será possível definir várias estratégias para viabilizar a participação de empresas locais nos processos licitatórios com condições de competitividade”, acrescenta o secretário. 

Entre os objetivos estão promover desenvolvimento econômico e social local e ampliar a eficiência das políticas públicas para MPE. “Campo Mourão compra mais de R$ 100 milhões por ano de produtos e serviços e é muito importante que haja maior participação dos negócios locais nesse processo”, completa Facco.    

Da Redação com Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios