Ícone do site CRN1.com.br

Aprovado projeto de Lei das Doulas em hospitais em Campo Mourão

Câmara de Vereadores de Campo Mourão

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram na última sessão ordinária virtual, o projeto de Lei 50/2020, que propõe a presença de Doulas em maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres que atuam no município de Campo Mourão.

O projeto é de autoria do vereador Edson Battilani.

Doula é uma assistente de parto, sem necessariamente ter formação médica, que acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem-estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

Pelo projeto, as maternidades e os estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada, serão obrigados a permitir a presença de Doulas durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, bem como consultas e exames pré-natal, sempre que solicitada pela parturiente. “Ao longo dos anos, estudos comprovam que o acompanhamento da parturiente pela Doula traz diversos benefícios tanto maternos como fetais; dentre eles a diminuição da duração do trabalho de parto, do uso de medicações para alívio da dor e do número de cesáreas”, diz o projeto.

O acompanhamento da profissional, conforme o projeto, reduz o número de depressão pós-parto e facilita a amamentação. A Doula atua, ainda, como agente inibidor da violência obstétrica e propagador de práticas humanizadoras da assistência ao parto. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) reconhecem e incentivam a presença da Doula durante o trabalho de parto, parto e pós-parto”.

Pelo projeto, há vantagens, inclusive, ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Além de qualificar o serviço, a presença das Doulas permite a redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mamães e dos bebês”.

Após aprovado pela Câmara, o projeto segue para sanção ou veto do Executivo.

Sair da versão mobile