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Saiba como agendar serviços no INSS durante a pandemia

No site do INSS e na Central 135 é possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços

Você precisa agendar os serviços do INSS durante a pandemia? Fique tranquilo. Vamos te ajudar a entender tudo que você precisa fazer para realizar o seu agendamento.

Serviços no INSS: saiba o passo a passo

Suspenso temporariamente desde março, o atendimento presencial do INSS deve voltar apenas no dia 3 de agosto. No momento, o atendimento remoto exclusivo foi prorrogado até 31 de julho, e vai continuar sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.

Na volta do atendimento presencial, o tempo de funcionamento das agências ainda será parcial, com seis horas contínuas, e exclusivo aos beneficiários que tenham feito agendamento prévio pelos canais remotos Meu INSS e Central 135.

Além disso, também serão retomados os serviços no INSS que não podem ser realizados por meio dos canais de atendimento remoto, como por exemplo as perícias médicas, avaliação social e a reabilitação profissional.

O Meu INSS pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo telefone celular (Android e IOS). São oferecidos mais de 90 serviços, sem precisar sair de casa.

Para conhecer a ferramenta, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.

Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos.

  • No Banco do Brasil o caminho é: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
  • Na Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS.
  • No Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI.
  • No Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS.
  • Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
  • Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS.
  • Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.
  • Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.

Como acessar os serviços no INSS

No site do INSS e na Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h), é possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.Serviços do Meu INSS

No Meu INSS, o cidadão pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico.

Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Selecionar “Perícia Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder sim e anexar no portal.

Além disso, entres os serviços disponíveis de forma completamente remota estão:

  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • salário maternidade;
  • pensão por morte;
  • auxílio-doença;
  • seguro-desemprego do pescador artesanal;
  • benefícios assistenciais;
  • certidão de tempo de contribuição;
  • alterar local ou forma de pagamento;
  • cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • recurso e revisão

Logo depois de fazer a solicitação, é possível acompanhar com o número do protocolo de requerimento o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Por fim, o INSS diz que quem receber um SMS (mensagem de celular) ou e-mail informando que existe alguma pendência, não precisa se preocupar, pois é possível enviar o documento de forma remota para dar continuidade ao processo.

Da Redação com RIC Mais

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