Notícias

Novo decreto fecha mercados e todo comércio aos domingos em C. Mourão

Novas medidas divulgadas nesta quinta-feira mantêm medidas anteriores, como toque de recolher e funcionamento dos serviços essenciais, e determina o fechamento de todo comércio aos domingos e aumenta horário para delivery em todos os dias

Em live realizada no início da tarde desta quinta-feira, dia 9, a Prefeitura de Campo Mourão divulgou novas medidas restritivas em relação ao funcionamento do comércio da cidade.

As medidas terão validade já a partir desta sexta-feira, dia 10, até o dia 26, o último domingo desse mês.

Mantendo todas as medidas restritivas já em vigor, as principais medidas são as seguintes:

  • Mantido o toque de recolher das 22 às 6 horas;
  • Fiscalização mais rígida;
  • Supermercados, mercearias, padarias, açougues e quitandas funcionam apenas de segunda a sábado;
  • Supermercados funcionam das 8 às 21 horas, de segunda a sábado;
  • Horário das 8 às 17 horas, de segunda a sábado, para bares, lanchonetes, petiscarias, sorveterias e restaurantes. Domingo não abre;
  • Delivery pode funcionar todos os dias até às 23h30.

Em acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), durante reunião na manhã de hoje, foi autorizado que o comércio lojista funcione neste segundo sábado de julho, dia 11, das 9 às 14 horas.

Segundo o prefeito Tauillo Tezelli, as novas medidas foram decididas junto aos comitês de Acompanhamento do Coronavírus e da Crise, tendo como base os elevados números de casos positivos e suspeitos na cidade nos últimos trinta dias.

O novo decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município em breve. O CRN1 teve acesso à minuta do decreto.

Veja abaixo:

O PREFEITO DO MUNICÍPIO CAMPO MOURÃO, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei e de acordo com o artigo 123, inciso I, alínea “n”, da Lei Orgânica Municipal, e;

Considerando a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID e a taxa de positividade de testes realizados no âmbito do Município de Campo Mourão;

Considerando que o Poder Público deve assegurar o direito à saúde da população, por meio da gestão dos riscos relacionados com as atividades básicas de conservação da vida da pessoa humana;

Considerando que o Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deve promover ações visando ao controle de doenças, agravos ou fatores de risco de interesse da saúde pública;

Considerando que compete aos gestores locais de saúde a definição de procedimentos e execução de medidas que visam impedir a contaminação ou propagação de doenças transmissíveis;

D E C R E T A

Art. 1º Ficam instituídas medidas adicionais de restrição a atividades e serviços no âmbito do Município de Campo Mourão, de acordo com a situação epidêmica da COVID-19, pelo prazo compreendido entre os dias 10 a 26 de julho de 2020, podendo ser revistas a qualquer momento, caso o cenário epidemiológico assim o justifique.

Art. 2º Os restaurantes, bares, lanchonetes, petiscarias, sorveterias, açaí, cachorro quente, food truck, praças de alimentação de supermercados, disque bebidas, lojas de conveniência, ambulantes e demais estabelecimentos congêneres, conforme definições constantes no artigo 2º do Decreto Municipal nº 8.518, de 12 de maio de 2020, ficam autorizados a funcionar:

I – com atendimento presencial, de segunda-feira a sábado, das 08h00 às 17h00;

II – aos domingos fica proibido o atendimento presencial, sendo permitido apenas entregas em domicílio (delivery) e sistema drive thru.

Parágrafo único. As entregas em domicílio (delivery) ficam autorizadas até as 23h30 de segunda-feira a domingo.

Art. 3º Aos domingos fica proibido de funcionar os supermercados, mercados, mercearias, feiras, padarias, peixarias, açougues, quitandas e similares.

Art. 4º Mercados, supermercados e similares poderão funcionar de segunda-feira a sábado das 08h00 às 21h00, desde que respeitadas todas as medidas de segurança sanitárias destinadas a evitar a aglomeração de pessoas e a propagação da COVID-19, previstas no Decreto nº 8.468, de 04 de abril de 2020, e alterações, e Decreto nº 8.477, de 16 de abril de 2020, e alterações, sob pena de aplicação de todas as sanções cabíveis.

Art. 5º Fica proibida a aglomeração e permanência de pessoas em áreas de lazer públicas, tais como quadras esportivas, complexos de esporte e lazer, academias da terceira idade, pistas de skate, praças, etc.

Parágrafo único. O descumprimento da norma inserta neste artigo acarretará multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por pessoa.

Art. 6º A fiscalização e a aplicação das medidas punitivas deste Decreto caberá aos órgãos fiscalizadores do Município, vigilância em saúde pública e Polícia Militar do Paraná.

Parágrafo único. O descumprimento das medidas estabelecidas neste Decreto, bem como nos demais Decretos Municipais, que estabelecem medidas restritivas para enfrentamento da pandemia da COVID-19, poderá ser constatado através de verificação in loco e/ou por meio de recursos tecnológicos, tais como câmeras de monitoramento, fotografias, mídias sociais, veículos de comunicação, entre outros, que possibilitem a coleta de informações pertinentes.

Art. 8º O comércio local, excepcionalmente, no dia 11 de julho de 2020 (sábado), fica autorizado a funcionar das 9h00 às 14h00.

Art. 9º Permanecem em vigor todas as medidas dos Decretos Muncipais publicados no período da pandemia da COVID-19, que não conflitarem com o presente Decreto.

Parágrafo único. No prazo de vigência deste Decreto a medida do toque de recolher previsto no Decreto nº 8.568, de 17 de junho de 2020, não será aplicada aos serviços de delivery, que estão autorizados a funcionar até as 23h30.

Art. 10 Este Decreto vigorará do dia 10 de julho do 2020 até o dia 26 de julho de 2020 (inclusive).

PAÇO MUNICIPAL “10 DE OUTUBRO”

Campo Mourão (PR), 09 de julho de 2020

TAUILLO TEZELLI
Prefeito Municipal

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo