Ícone do site CRN1.com.br

Modelo brasileira é a primeira trans a ser capa da Sports Illustrated

A modelo Valentina de Sampaio acaba de se tornar a primeira mulher trans a ocupar a capa de uma revista esportiva.

Sports Illustrated é uma revista dos Estados Unidos que existe há 56 anos. Valentina disse, em sua conta no Instagram, sentir-se “feliz e honrada” com esse trabalho.

Para a modelo estar na capa de uma revista internacionalmente prestigiada é um passo importante para a representatividade de pessoas trans, informa o Blog Social 1.

“A moda é um instrumento que vai derrubando as barreiras; é um meio onde as coisas fluem mais livremente. O papel é o de conscientizar cada vez mais as pessoas de que todo mundo é igual, e que as oportunidades têm que existir.”

Ser trans

Ser trans significa ser excluído de muitos espaços sociais e ter muitas oportunidade negadas. Valentina lembra que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, por isso, estar numa revista de sucesso é uma forma de ocupar esses espaços e ajudar a mudar essa realidade de violência em nosso país.

Valentina Sampaio ganhou destaque, em 2016, no São Paulo Fashion Week. Ela já participou de campanhas para a L’Oreal Brasil e também foi a primeira mulher trans a integrar o time de modelos da Victoria’s Secret. Dizem, no universo da moda, que ela já é considerada “a nova Gisele Bündchen”, o que seria mais um motivo de orgulho para o Brasil.

A modelo conta que é incômodo rotulá-la por sua identidade de gênero, mas entende que isso ainda faz parte da caminhada por reconhecimento e igualdade.

Fonte: Green Me

Sair da versão mobile