As provas devem ocorrer no segundo semestre, ainda sem data definida.
As provas iriam acontecer no primeiro semestre, mas foram adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora, as provas devem ocorrer no segundo semestre, ainda sem data definida.
A expectativa do Núcleo de Concursos da UFPR é receber cerca de 150 mil inscrições, mais de quatro vezes o número de pessoas que prestaram o último vestibular da instituição, que teve 38 mil inscritos. Já o último concurso para a contratação de policiais foi em 2013 e teve 120 mil inscritos.
São ofertadas 2.000 vagas, para o cargo de Soldado da Polícia Militar, e 400 para Soldado Bombeiro Militar. O requisito para ingresso é ter pelo menos o Ensino Médio completo e no máximo 30 anos de idade na data do primeiro dia da inscrição. Também é exigido que o candidato tenha carteira de habilitação de no mínimo categoria “B” .
Durante o curso de formação, os recrutas recebem bolsa de R$ 1.933,63. Após a conclusão do treinamento, os vencimentos sobem para R$ 4.263,67.
O regime jurídico de contratação dos policiais é o tradicionalmente conhecido como estatutário, que garante estabilidade.
Os candidatos inscritos no CAdÚnico, que prestaram serviço para a Justiça Eleitoral ou que são doadores de sangue têm direito a isenção da taxa, sendo necessário encaminhar o pedido de isenção entre os dias 4 a 14 de agosto, no site da banca.
O que fazem os Soldados PM e BM do Paraná?
Soldado da PM PR: Realiza o policiamento ostensivo e outras missões que se relacionem com a preservação da ordem pública. Desempenha também outras atribuições previstas em lei.
Soldado Bombeiro Militar PM PR: Atua na prevenção e no combate a incêndios, realiza também ações de busca e salvamento de pessoas. Executa ações relacionadas com a defesa civil, entre outras atividades afins previstas em lei.
Detalhes do edital AQUI
Fonte: Banda B