Notícias

Cometa Neowise pode ser visto no Paraná nesta sexta-feira (24); saiba como!

A expectativa é de que o astro possa ser visto até agosto

O cometa Neowise poderá ser visto do Brasil, a olho nu, a partir desta quarta-feira (22) até o dia 30 de julho. No Paraná, o fenômeno está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (24).

O evento é extremamente raro e deverá se repetir daqui 6.800 anos, de acordo com os cálculos dos cientistas. Esse é o tempo em que o Neowise leva para dar uma volta completa em torno do Sol e passar próximo da Terra novamente.

Segundo o diretor do Instituto de Astrofísica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rodolfo Langhi, os moradores das regiões Norte e Nordeste vão poder fazer a observação antes e com mais nitidez do que nas regiões Sul e Sudeste do país, onde a observação poderá ser feita a partir dos dias 24 e 26 de julho, respectivamente.

Como acompanhar o fenômeno

De acordo com o professor da Unesp, o cometa ficará relativamente visível durante o pôr do sol, mais próximo da linha do horizonte e no sentido noroeste. “Deve-se procurar pelo cometa bem próximo do horizonte. Não é para olhar para cima”, explica.

Essa será uma observação difícil devido a claridade natural do céu no fim do dia. A dica do especialista para aqueles que desejam ver o fenômeno é procurar um lugar que não tenha muitas árvores altas e prédios e que seja mais afastado da cidade, pois a luz artificial pode ofuscar ainda o brilho do cometa.

As condições meteorológicas também são importantes, como céu limpo (sem nuvens), ar seco e temperatura baixa também propiciam maior visibilidade do corpo celeste. A época do ano, portanto, é favorável para os brasileiros que gostam de astronomia.

Fonte: RIC Mais

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios