Notícias

Retomada na economia terá investimento que permita maior número de mão de obra, diz vice-governador

O primeiro modelo será apresentado internamente na próxima segunda-feira (22) para ajustes.

Enquanto o Paraná enfrenta números altos de contágio pelo novo coronavírus, parte da equipe do primeiro escalão do Governo Estadual já trabalha no intuito de retomar a economia do Estado. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, garantiu que o plano de retomada envolve investimento em mão de obra.

Basicamente esse plano visa juntar todos os recursos, que foram reduzidos, claro, mas como somos um Estado forte, uma economia pujante, com exportações que tiveram bons números, ainda temos condições em colocar recursos em infraestrutura. Então, esse pedido do governador Ratinho Jr é que usando todos os recursos e capacidade de endividamento que temos para que possamos colocá-lo em investimentos que permitam o maior número de mão de obra possível, em todas as regiões do Estado”, detalhou o vice-governador, em entrevista na manhã desta sexta-feira (19) durante o programa Em Pauta, da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Estado do Paraná (AERP).

Na prática, o Estado quer injetar investimentos para contratação de trabalhadores e serviços diretos e indiretos.

“Ao invés de construir 20 escolas, reformas mil escolas, estaríamos usando e colocando maior utilização de mão de obra. Isso é um exemplo, apenas. É o caso da construção de casas populares, utiliza mão de obra, produtos do Paraná e tudo isso está sendo discutido”, finalizou.

O primeiro modelo será apresentado internamente na próxima segunda-feira (22) para ajustes. Ainda não há data prevista para anúncio oficial.

Encontro

O vice-governador aproveitou para defender a unificação de medidas de enfrentamento entre municípios e capital. “Aqui na capital esse número vem crescendo, mas essas medidas não podem ser tomadas de maneira isolada. Todos os municípios precisam ter as mesmas medidas, os mesmos critérios. Hoje, eles estão reunidos e deve sair e breve mais medidas. Estamos tendo um consenso, depende do resultado que der, isso pode ser expandido para outras regiões, caso haja consenso em outras regiões, também”, disse Piana, sobre a ampliação da medida pata outras regiões do Estado.

Para Darci Piana, essas medidas poderão ser vistas como ‘duras para a economia’, mas que a saúde da população precisa ser colocada em primeiro lugar. “Está sendo feito um investimento maciço em todas as regiões do Paraná. Lamentavelmente estamos tendo que desviar parte de um trabalho que era para aumentar nossa qualidade de hospitais do Paraná para o atendimento de pessoas. Não podemos deixar que o nosso Estado assista pessoas morrendo nas filas, sem ter capacidade de atendimento. Por isso, que diversas ações estão sendo discutidas. Atitudes que podem ser amargas, no ponto de vista econômico, mas temos que ter um cuidado especial com relação à saúde”, reforçou.

Turismo

Um dos setores mais afetados em todo o mundo é, sem dúvidas, o turismo e o vice-governador acredita que o plano de retomada da economia trará quesitos específicos para essa área no Estado.

Não será fácil tomar uma atitude que vá resolver isso de imediato. O grande problema é convencer o Governo Federal a dar suporte financeiro ao turismo, de onde saíram R$ 5 bilhões, que serão redistribuído equilibrados em todos os estados. Estamos fazendo um plano novo para retomada da economia e junto com isso é a retomada do turismo porque ele é fundamental, com certeza. Um investimento de R$ 1 milhão no turismo quer dizer que dez vezes mais pessoas trabalhando de que em outro serviço”, detalhou.

Hotelaria, restaurantes, bares, aeroportos, tudo isso está envolvido em uma cadeia fantástica. O Paraná é o segundo estado que mais recebe estrangeiros. Está sendo feito um grande esforço em Foz do Iguaçu, por exemplo, da ampliação da pista para descer aviões internacionais de grande porte direto para a cidade, isso aumenta nosso potencial de turismo, com certeza”, completou Darci Piana.

Fonte: Banda B

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios