Nos dois primeiros dias de cadastramento de câmeras pela comunidade para o Programa Campo Mourão Mais Segura, 30 câmeras já foram cadastradas. O cadastramento segue até o próximo dia 3 de julho e as imagens das câmeras serão compartilhadas na plataforma contratada pelo município gerenciada pelas polícias Civil e Militar. O sistema tem capacidade para 240 câmeras.
O cadastramento de câmeras particulares é mais uma fase na implantação do sistema de monitoramento compartilhado. Qualquer cidadão que tenha câmera na residência ou comércio poderá autorizar a utilização das imagens pelos órgãos de segurança por meio de um cadastro simples, com endereço, dados pessoais e da câmera para que a empresa faça o georreferenciamento.
O formulário está disponível na página do município na internet. A qualidade da imagem e localização são os requisitos básicos para aproveitamento da câmera.
Segundo o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco a ideia é criar uma rede para os órgãos de segurança, que já realizaram um mapeamento dos pontos estratégicos da cidade.
“A cessão da câmera é voluntária e o proprietário não será remunerado por isso”, acrescenta o coordenador, ao lembrar que o cadastramento não significa que a câmera será utilizada. “O mapeamento feito pela Polícia é que vai definir”, reforça.
Da Redação com Assessoria