A administração municipal de Campo Mourão publica nesta terça-feira (30), extrato do pregão para contratação de empresa para reordenação luminotécnica e serviços de locação de luminárias em led. O serviço vem readequar e padronizar todo o sistema de iluminação pública no município, o que aumentará a eficiência luminotécnica e ampliará a vida útil das lâmpadas.
Na quarta-feira (1º de julho) deverá ser publicado o edital da licitação, que está agendada para o dia 20 de julho, no valor de R$ 29,6 milhões por um período de 60 meses. A empresa que vencer ficará responsável pela substituição de 13.291 lâmpadas, além de serviço de manutenção, tele atendimento gratuito e a disponibilidade de 1.500 pontos para implantação de “smartcity” (telegestão).
“Esse modelo de contratação é muito interessante, pois é uma maneira de fugir de financiamento e das famosas Parcerias Público Privadas (PPP), porque após o período de locação de cinco anos, todo o acervo fica com o município por um custo muito menor”, justifica o prefeito Tauillo Tezelli.
Ele lembra que o parque de iluminação do município é formado, praticamente na sua totalidade, por lâmpadas que apresentam baixo índice de eficiência e menor vida útil se comparada às atuais luminárias de led. “Além da qualidade da iluminação, essas lâmpadas trarão economia de energia elétrica e vai reduzir as despesas com manutenção”, acrescenta.
TELEGESTÃO – O sistema de telegestão permite a administração controlar de forma remota o consumo, a tensão, a eficiência, as necessidades de reparos de cada lâmpada, possibilitando a disponibilidade de um serviço eficiente e com baixo custo técnico e operacional. Permite, por exemplo, que o município receba informações de lâmpada queimada.
A telegestão permite ainda a interação do parque de iluminação com os demais serviços inteligentes e disponíveis, como ao “Programa Campo Mourão Mais Segura”. Isso possibilita que o município instale câmeras de monitoramento diretamente nos pontos de telegestão das luminárias.
Da Assessoria