Notícias

Na Câmara, Rubens Bueno homenageia 60 anos de criação da Diocese de Campo Mourão

A Câmara dos Deputados homenageou nesta semana os 60 anos de criação da Diocese de Campo Mourão, data que será comemorada oficialmente com missa neste domingo, (21), às 15, na catedral São José, a partir das 17 horas. Em meio a pandemia do coronavírus, a cerimônia seguirá regras para evitar aglomerações. Mas Deus estará presente em todos os corações.

A homenagem na Câmara foi iniciativa do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), ex-prefeito da cidade e apoiador dos trabalhos desenvolvidos pela diocese. 

“Apoiamos a formação dos agentes de pastoral e a dinamização das Comunidades Eclesiais de Base, intensificando as áreas da pastoral vocacional, familiar, juventude e meio rural. Dom Virgílio, na época, sempre representou uma pessoa que procurava prestar momentos de reflexão e melhor entendimento da Igreja. Numa dessas ocasiões, em 1989, fomos recebidos, em nome de toda população de Campo Mourão, em reunião reservada, pelo Papa João Paulo II”, relembrou Rubens Bueno.

De acordo com o deputado, atualmente Campo Mourão tem a felicidade de ter a catedral conduzida pelo padre Jurandir Coronado Aguilar, “com a tradicional dedicação e cuidado testemunhados pela comunidade nesses 60 anos de Diocese”.

História

Em 1933, Dom Antonio Mazzarotto, bispo de Ponta Grossa, realizou a primeira visita pastoral a Campo Mourão, ambas cidades do Estado do Paraná.

Com a criação da Paróquia de Sant’Ana de Pitanga, Campo Mourão passou a pertencer a esta jurisdição eclesiástica, subordinada à Prelazia de Foz do Iguaçu, criada pelo Papa Pio XI em 10 de maio de 1926.

Ao ser criada a diocese em 1959, através da Bula “Cum venerabilis” do Papa João XXIII, sobre um território de 25.967,78 Km², a população era cerca de 500 mil habitantes, constituída de 40 municípios paranaenses: Altônia, Alto Piquiri, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Fênix, Goioerê, Guaporema, Icaraíma, Indianópolis, Iporã, Iretama, Janiópolis, Japurá, Jussara, Mamborê, Maria Helena, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Nova Olímpia, Peabiru, Pérola, Quinta do Sol, Roncador, Rondon, São Tomé, Tapejara, Tapira, Terra Boa Tuneiras do Oeste, Ubiratã, Umuarama e Xambrê.

A posse do primeiro bispo, Dom Eliseu Simões Mendes (1916-2001), ocorreu no dia 23 de abril de 1960. A diocese de Campo Mourão marcou, na década de 1960, uma importância respeitável na ação pastoral da Igreja no Paraná. O Primeiro Plano de Pastoral do Regional Sul II (1969-70) – “Etapa de reconhecimento”, favoreceu os contatos entre as dioceses para uma pastoral de conjunto, organização das pastorais e unidade litúrgica. 

A renúncia de Dom Eliseu em 1980, não tirou a diocese do trabalho em conjunto com a Igreja no Paraná e no Brasil. Tendo sido eleito bispo no dia 20 de maio de 1981, Dom Virgílio de Pauli (1923-1999) tomou posse no dia 19 de julho do mesmo ano, cujo objetivo pastoral determinado foi o de “organizar a Igreja na base” (biênio de 1981-1982), assumindo como prioridades a família, CEBs e paróquia renovada, e como destaque as vocações e a juventude. 

“Durante o nosso período como Prefeito de Campo Mourão (1993 – 1996), tivemos a oportunidade de trabalhar e conviver com a pessoa especial que Dom Virgílio representou, tanto para a Igreja como para a comunidade”, relembrou Rubens Bueno.

Após o falecimento de Dom Virgílio de Pauli, já em 1998, assumiu Dom Mauro Aparecido dos Santos. Em 2017, assumiu a Diocese o bispo Dom Bruno Elizeu Versari. Ele foi o responsável pela visionária tarefa de instalar os cursos de ensino superior com a Fundescam (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão).

Da Assessoria

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios