Quarta edição traz inovações e modificações específicas para o período de crise da Covid-19
Sociedade e consumo em tempos de pandemia. Com esse enfoque o Sebrae/PR lançou nesta sexta-feira (19) o Guia de Tendências 2020/21. O panorama detalhado sobre os rumos das tendências, exercícios de análise e aplicação nos negócios são algumas das possibilidades disponíveis na publicação online e gratuita.
O cenário de crise econômica e social causada pelo coronavírus exige adaptação rápida dos negócios, onde a informação e o planejamento podem significar a sobrevivência para as micro e pequenas empresas. Para auxiliar os empreendedores na compreensão do mercado e do hábito de consumo, o Guia que está na sua quarta edição faz uma revisão das tendências no período pré-pandemia e uma perspectiva para as mudanças no futuro, dentro do “novo normal”.
“Analisamos e consolidamos os principais estudos de tendências mundiais e adicionamos a visão de especialistas em comportamento de consumo. O objetivo foi traduzir para uma linguagem e formato voltados para micro e pequenas empresas, uma forma prática de olhar o cenário atual e as tendências. E isso ajuda o empresário a planejar as mudanças necessárias e aproveitar as oportunidades de negócio”, analisa José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR.
O Guia está dividido em quatro pilares principais de tendências para negócios em escala global: Gestão; Consumo e Sociedade; Tecnologias; Experiências. Diferente das outras edições, cada pilar possui um número diferente de Macrotendências, que impactam e ampliam os nichos de mercado.
“De forma usual sugerimos 45 microtendências e criamos a novidade dos cinco perfis diferentes, na aba ‘Quem é você nesta pandemia?’. Nela o cliente pode ver qual perfil é mais próximo a sua atual situação e, a partir disso, ter uma jornada específica que encaminha para as principais tendências no seu negócio”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Maurício Reck.
Além disso, o Guia vem com uma ferramenta de aplicabilidade para que o empreendedor possa utilizar as tendências no seu negócio.
“O material orienta o empresário a analisar custo, impacto, inovação e outros fatores até chegar na parte final, que é o plano de ação. Muitas metodologias foram inseridas dentro da jornada para que o empreendedor reflita e saiba como encontrar novos nichos. É uma ferramenta ainda mais valiosa neste momento de crise, que exige inovação e transformação digital”, pontua Reck.
O Guia de Tendências 2020-21: Sociedade e Consumo em Tempos de Pandemia também resgata o texto original sobre tendências publicado no ano passado e seu status (Continua; Acelera; Pausa; Emerge); a descrição atualizada no cenário durante e pós-pandemia; exemplos de cases reais para inspiração e uma barra de navegação que permite acessar diferentes tendências selecionadas para cada perfil.
Fonte: Sebrae/PR