Em Cascavel, a 179 km de Campo Mourão, o aumento acelerado do número de casos de Covid-19 levou a Prefeitura Municipal a publicar, neste domingo (14), um novo decreto de combate à pandemia novo coronavírus. As medidas visam limitar a transmissão entre a população local e endurecem as regras a serem seguidas por cidadãos e estabelecimentos comerciais.
Entre as determinações do Decreto 15.499/2020, que começam a valer a partir desta segunda-feira (15), estão:
- Toque de recolher que irá funcionar entre às 20h e 6h de todos os dias, exceto para hospitais, farmácias e clínicas;
- Comércio e prestação de serviços em geral poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 09h30 às 17h30;
- Supermercados, lojas de alimentos, postos de combustíveis, bares, lanchonetes e restaurantes poderão funcionar das 9h30 às 19h, garantindo a entrega a domicílio até as 22h;
- Panificadoras terão o horário de funcionamento limitado entre às 6h e 19h;
- Obrigatoriedade do uso de máscaras fora da residência;
- Suspensão de festas de qualquer natureza, cursos presenciais, jogos e competições de qualquer natureza, uso de salões públicos ou de condomínios residenciais, atividades ao livre, visitação a parques, praças ou lagos, etc
De acordo com a administração municipal, a violação de qualquer uma das regras “sujeitam o infrator às penalidades previstas no decreto 15.424/2020”.
Além das limitações e proibições, também estão suspensas a gratuidade do serviço de transporte coletivo urbano, exceto para deficientes.
Confira aqui o decreto na íntegra.
Do RIC Mais