Os 11 bairros de Campo Mourão com maior expansão de casos de dengue, que já receberam dois ciclos de pulverização de inseticida (fumacê), serão percorridos neste sábado (16) pela manhã com a última aplicação. “Faz parte do protocolo três aplicações com intervalo de sete dias”, explica o chefe da Vigilância em Saúde, Carlos Bezerra.
O “fumacê” será realizado a partir das 6 horas da manhã na Vila Guarujá, Cohapar, Bandeirantes, Vila Cândida, Novo Horizonte, Alvorada, Modelo, Santa Cruz, Mário Figueiredo e Aparecida e Silvana-Batel. O trabalho será realizado com veículos disponibilizados pela 11ª Regional de Saúde, com apoio do município, que está com epidemia de dengue.
A orientação aos moradores ao ouvirem o barulho da camioneta do fumacê é abrir as portas e janelas, proteger alimentos e água para consumo e cobrir gaiolas de aves e colméias. “A água de bebedouros de animais deve ser trocada após a aplicação”, orienta Bezerra, ao pedir a colaboração da população para não deixar água parada nos imóveis, mesmo com a queda de temperatura.
Do mês de agosto de 2019 até a semana passada foram registrados 1.004 casos positivos de dengue, dos quais 8 importados. “Temos realizado um trabalho permanente de campo, mas necessitamos da colaboração da população para que esse trabalho apresente resultados”, lembra o chefe da Vigilância.
Da Assessoria