A distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social seguem critérios técnicos e a doação é feita mediante triagem. “A distribuição das cestas que o município recebe de empresas ou pessoas físicas seguem os mesmos critérios das que foram adquiridas pela administração municipal com recursos públicos”, esclarece a secretária municipal de Ação Social, Márcia Caderan.
Segundo ela, as doações são distribuídas pelos CRAS. “Algumas pessoas querem escolher a cesta doada por determinada empresa, mas não é assim que funciona. Temos que prestar contas de tudo que é recebido e doado e obedecemos a legislação. A cesta montada é entregue conforme a necessidade da família, número de pessoas, entre outros critérios”, acrescenta, ao lembrar que é necessário apresentar documento pessoal e comprovante de residência para a retirada.
“Em razão da pandemia de Coronavírus aumentou muito a demanda e nossos servidores, às vezes, ainda enfrentam problemas com algumas pessoas que, talvez por desinformação, exigem além do que pode ser oferecido”, comenta a secretária.
HORÁRIOS – O atendimento presencial no CRAS, CREAS e Cadastro Único é das 7h30 às 13 horas e por telefone celular das 13 às 17 horas, para orientações, dúvidas e agendamentos. “O atendimento foi reorganizado a fim de evitar aglomeração, até porque não sabemos quanto tempo vai perdurar essa situação”, justificou a secretária.
Para o atendimento por telefone os números são: CRAS Asa Leste (99904-7962); CRAS Central (99911-4808); CRAS Lar Paraná (99774 6720); CREAS (99851-8855); Cadastro Único (99758-6360 e 99774 5396).