Notícias

7 regras para o uso correto das máscaras de pano se precisar sair de casa

“Em todo o país, diversas cidades têm tornado o uso das máscaras obrigatório. O item é indispensável a quem está nas ruas e em estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados e farmácias.

Diante disso, possíveis dúvidas podem surgir sobre o uso mais adequado das máscaras durante o período da pandemia. Para respondê-las, o Sempre Família conversou com Emanuel Maltempi de Souza, professor do departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e coordenador da comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

É importante reforçar, no entanto, que apenas o uso da máscara não garante proteção alguma contra a Covid-19. Das medidas que devem ser tomadas estão:

  • Sair de casa apenas quando for necessário;
  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão;
  • Higienizar as mãos com álcool em gel caso a lavagem não seja possível;
  • Praticar a higiene da tosse e do espirro;
  • Manter distância de outras pessoas e, ao sair de casa, fazer uso da máscara facial;
  • Manter hábitos saudáveis para garantir a manutenção da saúde.

Preciso trocar a máscara no meio do mercado ou loja, como fazer?
Caso seja feita troca da máscara enquanto estiver fora de casa, é preciso ficar atento à higienização das mãos. Limpe-as com álcool em gel e, então, retire a máscara, conforme orientado acima. Na sequência, higienize as mãos novamente e, só então, coloque a nova máscara.

A segunda lavagem das mãos é necessária porque, por mais que se tome todo o cuidado, pode acabar se contaminando com a máscara antiga. “A máscara pode estar contaminada e em um procedimento de tirar, a pessoa pode ter contaminado a mão”, reforça o especialista.

Se for uma máscara descartável, após esse procedimento, jogue fora. No caso de uma máscara caseira, guarde-a em uma sacola plástica e a mantenha longe de outros itens na bolsa. Higienize assim que for possível.

Estou no restaurante, o que eu faço com a máscara?
Fazer a troca da máscara enquanto estiver fora de casa, como em um restaurante, é possível, mas exige-se cuidado. Além de cuidar com a higiene das mãos – seja pela lavagem com água e sabão ou com o uso do álcool em gel – , lembre-se de manusear o item apenas pelos elásticos, sem tocar na parte da frente, no tecido.

Retire a máscara com esse cuidado e deixe-a esticada em uma superfície limpa, ou descontaminada. Para isso, use o álcool em gel para fazer a limpeza da mesa. Quando for vesti-la novamente, limpe as mãos e, de novo, encoste apenas pelos elásticos. O ideal é, se tiver a possibilidade, troque as máscaras depois da refeição.

Estou na rua e preciso ajustar a máscara. Posso?
Sim. Como não temos o costume ainda, talvez demore um pouco até pegarmos o jeito de vestir a máscara sem precisar mexer muito nela. Antes de fazer qualquer ajuste, porém, a regra é a mesma: limpe as mãos.

A limpeza é válida tanto antes quanto depois de encostar na máscara, pois ela pode ter se contaminado. Lembre-se também de não encostar no tecido ou na parte da frente, que fica diante da boca e do nariz.

Estou na rua, posso abaixar a máscara?
Não. Embora você possa se sentir confortável para baixar a máscara e deixá-la presa ao rosto pelo queixo ou pescoço, não faça isso. Além de correr o risco de disseminar o vírus, você pode se contaminar. Caso a retirada parcial da máscara tenha acontecido, o melhor é fazer a higiene das mãos e substituir o item.

Qual é a maneira certa de colocar e tirar a máscara do rosto?
Sempre que for colocar ou retirar as máscaras, é preciso higienizar as mãos. Para isso, lave com água e sabão, ou use o álcool em gel. Ao colocá-la, segure o item pelos elásticos laterais, encaixe nas orelhas e, no máximo, realize os ajustes na parte superior ou inferior (no nariz e queixo), sem encostar na parte da frente ou no tecido. Com isso, evita a contaminação do tecido pelas mãos, que podem estar sujas.

Na hora de retirar, o mesmo cuidado. Segure pelos elásticos e faça a retirada, sem encostar no tecido. Na sequência, lave a máscara ou coloque em um saco plástico para ser limpa quando tiver mais tempo.

Quanto tempo duram as máscaras?
As máscaras caseiras tem a duração média de duas a três horas, podendo variar conforme a atividade que a pessoa fizer e o ambiente em que se encontrar. Ainda assim, é necessário prestar atenção à frente da máscara. Se estiver úmida, é necessária a troca imediata, visto que o tecido molhado ou úmido tem uma eficiência menor na prevenção à disseminação do vírus.

Como devo lavar as máscaras?
A limpeza da máscara pode ser feita com água e sabão (na máquina de lavar ou à mão), ou deixada de molho em uma solução de água sanitária com água. A proporção correta é: uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água, por 30 minutos. 

Antes de reutilizar é preciso ter certeza que a máscara secou corretamente. Uma opção é utilizar o ferro de passar roupa. “A máscara tem que estar muito seca antes de usar. A umidade cria um caminho para o vírus”, finaliza Maltempi.

Do Sempre Família/Gazeta do Povo

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios